01 novembro, 2024

Trump ao seu jeito: mal criado!

Trump fez ontem mais um discurso integrado na sua campanha à eleição para a Presidência dos Estados Unidos da América. Como sempre, esteve igual a si próprio!

Mesquinho, pequenino, poucochinho, insultou vilmente a sua opositora chamando-a de "burra como um calhau". Quanto a Biden, mimou-o com um tom de voz nojento, em que proferiu alguns "considerandos",  que não deveriam fazer parte das armas políticas, de quem almeja chegar ao comando  máximo de uma das mais poderosas Nações do Mundo.

Enfim, nada de novo no que respeita a este homem que demonstra todos os dias, sofrer de uma qualquer grave patologia  do foro psiquiátrico, que o deveria impedir de concorrer ao cargo a que se candidata.

A 5 do concorrente, logo saberemos se o bom senso, se a inteligência, se a consciência cívica, se o conceito de ética e moralidade, respeito e honradez que deve ser exigido a um qualquer Presidente de um grande País, logo saberemos, repito, se todos estas condicionantes foram tidas em conta pelo maioria da massa eleitoral.

Valência, que catástrofe!

Vivem-se por estes  dias, tempos de muita dor, de muito sofrimento, de muita perda. Vivem-se dias de alucinação, de verdadeiro apocalipse para todos os que têm estado a sofrer as consequências daquilo que o Espanhóis denominam de "gota fria". Choveu, na zona Espanhola de Valência, em 8 horas o equivalente a um ano de chuva!........

Água e mais água a cair do Céu a um nível dramático, provocando enxurradas pelas ruas e avenidas, como se em mar revoltoso se estivesse. Ruiu uma ponte inteira, ruíram casas, carros às dezenas e dezenas rolaram pelas ruas como se de cascas de noz se tratasse e encontram-se empilhados uns por cima dos outros, em gigantescos montes de sucata.

Mas, muito mais tenebroso, muito mais dramático e lancinante, é a perda de 205 vidas, contabilizadas até este momento, e o desaparecimento de dezenas e dezenas de tantas outras. É um cenário dantesco aquele que nos é mostrado pelas imagens e os relatos lancinantes daqueles que sobreviveram a esta trágica tormenta.

Haverá muito trabalho de recuperação durante as próximas semanas, ou meses, no que concerne às vias de  comunicação, mormente, ruas, avenidas, estradas e troços de autoestrada, cerca de 80 kms de via férrea, casas e edifícios de apoio social, como escolas, hospitais, centros de saúde, repartições públicas. Há destruição por todo o lado, e não será fácil toda a reconstrução necessária para a reposição da vida normal.