29 outubro 2025

Director da Saúde, para quê?

Álvaro Almeida, actual Director Executivo do SNS, vem na esteira daquele primeiro nomeado - Fernando Araújo, de seu nome - que mais não foi senão o "braço direito" do então inoperante e incompetente Ministro da Saúde, Manuel Pizarro. Por falta  de saber, por falta de quase tudo, a começar por coragem política para tomar as melhores decisões nos tempos, ditos, oportunos, eis que aparece esta figura, que não existia, do Director Executivo do SNS. Pergunta-se: para que serve? quais as suas reais competências, estando ele sob a "pata" da Ministra da Saúde? que decisões toma? e será que estas são validadas por quem lhe está acima? Sim, este homem custa uma pipa de massa, mais a equipa que certamente criou, e para que servem?

Que saibamos, a Saúde está pelas ruas da amargura. Há crianças a nascerem em ambulâncias, na berma de auto estradas, no chão de salas de espera hospitalares. Há Urgências de Obstetrícia e Ginecologia encerradas... E, agora, este paladino sabe-se lá do quê, vem anunciar cortes substanciais nos orçamentos hospitalares do próximo ano. Mas, esta gente enlouqueceu, ou vai a caminho?

100 mortos em Gaza, no cessar fogo?

As agências noticiosas anunciam que hoje houve 100 mortos, em Gaza, isto quando, supostamente, estamos em período de tréguas, numa altura em que se acordou fazer um cessar fogo.... A morte de um soldado Israelita, provocou uma imediata retaliação por parte dos Israelitas com bombardeamentos maciços que acabaram naquele número de mortes absolutamente estúpido, sendo que destes, cerca de 30 são crianças indefesas.

Que paz é esta? Que acordos de cessar fogo são estes, patrocinados por aquela ridícula figura de Donald Trump? Até onde teremos que ir para se atingir o tão sonhado fim deste guerrear sem quartel. Até que tal aconteça, quantos mais terão que sucumbir à força bruta das armas? E Trump, o "fazedor" de todas as pazes, que mal fica em todas estas mirabolantes manobras do "engana tolos"...