11 setembro 2025

11 Setembro - Torres Gémeas

Faz hoje anos 24 anos que a morte, a destruição, o sofrimento, a agonia, as lágrimas irromperam em milhares e milhares de rostos de todas as nacionalidade, quando um acto terrorista perpetrado por um sem número de delinquentes altamente treinados, atirou com alguns aviões de passageiros contra as Torres Gémeas, em Nova Iorque, aviões cheios de gente, contra torres cheias de gente, centenas de pessoas que viajavam e milhares de pessoas que ali se encontravam a trabalhar.

A todos os que ainda hoje, não conseguiram ultrapassar os traumas daquele momento, a nossa solidariedade, toda a nossa empatia por vós.

Mundo em pantanas!...

Israel, na sua fúria desmedida e tresloucada sob a batuta desse lunático que dá pelo nome de  Netanyahu, atacou o Qatar, país que tem sido mediador do conflito na Faixa de Gaza, para eliminar "maiorais" do Hamas. Absolutamente estúpido e fora de contexto este acto que em nada abona a favor de quem manda no Povo Judeu. Até quando, vamos assistir a esta selvajaria, a este genocídio, a esta matança sem quartel?

Um outro obstinado pelo poder desmesurado, de seu nome Vladimir Putin, mandou atacar a Polónia com 19 drones provindos do "seu" satélite e lacaio país que é a Bielorrússia, provocando uma onda de contestação e crítica generalizada um pouco pelos quatro cantos do  mundo. Não há dúvida: aquele ser vil, com o beneplácito de Trump, a quem goza de fininho, está a testar a Europa, a testar a NATO, está a apalpar terreno, rumo a novas empreitadas...

Em França, caiu o Primeiro Ministro e Macron já indigitou o sétimo nome para aquele cargo, desde que ele mesmo chegou ao poder. O caos e a desordem campeiam nas ruas e avenidas de Paris, assim como pelas maiores cidades francesas, obra de cidadãos que se  identificam quer com a extrema direita, quer com a  extrema esquerda. O futuro não é risonho para os gauleses!

Nos Estados Unidos, um influente apoiante de Donald Trump, Kirk de seu nome e com 31 anos de idade, foi assassinado quando se encontrava a palestrar na Universidade de Utah. Um atirador furtivo, supõe-se que do alto de um telhado circundante tirou-lhe a vida e encontra-se em fuga, estando  em curso uma intensiva caça ao homem. Donald Trump, por sua vez, diz que hoje é um dia negro na história do País e que tudo será feito para encontrar o responsável.

Por cá, temos alguém com responsabilidade política, que nas suas redes sociais atirou para o ar que o Presidente da República foi a Berlim, a expensas do dinheiro/impostos de todos nós, à Festa dos Hamburguers(!?). Que estúpida e aberrante ignorância esta que desconhece que em Alemão "Burger Fest" se traduz por Festa dos Cidadãos!... Mais, quando confrontado por um batalhão de jornalistas sobre este grave deslize, e sobre a hipótese de apresentar um pedido de desculpas ao visado, alinhava que: - "O Presidente é que deve um pedido de desculpas aos Portugueses pelo exagero de utilizar os dinheiros públicos em mais de 1.500 viagens ao estrangeiro..." Ó meu caro, segundo a imprensa deste mesmo dia, as viagens do Presidente ao estrangeiro durante o seu consulado e até esta data, cifram-se em cerca de 170 viagens. Não há dúvida! são só cerca de 10 vezes mais aquelas que o sr. Deputado imputa ao Presidente. Duma vez por todas: tenha juízo, haja recato e vergonha!!!

Do outro lado do Atlântico, chegam notícias sobre Jair Bolsonaro e mais sete da sua laia. Prevê-se para amanhã  a leitura do acordão e respectiva condenação de todos os implicados, pelo assalto ao Palácio dos 3 Poderes, em Brasília, a 8 de Janeiro de 2023, numa tentativa desesperada de derrubar o Presidente eleito, Lula da Silva. Que a verdade e a Justiça façam prevalecer a sua força e que Jair Bolsonaro encontre na masmorra aquilo para que trabalhou com afinco e denodado mau feitio e mau perder.