28 novembro 2025

Ventura vs Catarina Martins, que desgraça!

Acabamos de assistir a mais um espectáculo degradante na TVI!... O debate entre Catarina Martins e André Ventura...

Falou-se de quase tudo num ambiente de guerrilha constante, de terrorismo da faladura, de insulto e  contra insulto absolutamente gratuitos. Falou-se, gritou-se, especulou-se, houve muito de cretino naquele diálogo de surdos com um José Alberto de Carvalho deasesperado para impor ordem à mesa de conversa, desesperado para que houvesse respeito para com os telespectadores...

Falou-se, gesticulou-se, mas de Presidenciais nada, zero, bola, niente, cheta!... Que desperdício de tempo e que desperdício com tais actores da cena política Portuguesa!...

23 novembro 2025

CR7 esbardalhou-se!!!

Há dias, o Príncipe Herdeiro da Arábia Saudita deslocou-se aos Estados unidos, sendo recebido na Sala Oval pelo Presidente Donald Trump. De permeio, a assinatura de contratos que envolvem o investimento dos Sauditas em solo Americano a rondar os 527 mil milhões de dólares.

Os Jornalistas presentes questionaram o Governante Saudita sobre a morte do seu colega de profissão,  a 2 de Outubro de 2018, Jamal Khashoggi, na embaixada daquele País Árabe, em Istambul, na Turquia. Recorde-se que aquele profissional da comunicação social, era de nacionalidade Saudita mas, claramente, anti-regime, escrevendo para várias publicações Ocidentais, e contando os desmandos e crimes perpetrados pelo responsável mor da Lei e da Ordem naquele País do extremo Oriente, contra as regras mais elementares dos Direitos Humanos. Acabou assassinado e desmembrado dentro da sua própria embaixada. 

Voltando à pergunta do parágrafo acima: O Príncipe começa por ficar embasbacado, Trump mete-se na conversa para tentar "salvar" a situação e faz uma afirmação absolutamente absurda e grotesca, do género:  - Bem, como sabem, por vezes estas coisas acontecem. Vá lá, respeitem o nosso convidado e não lhe coloquem mais questões embaraçosas... - . Chega ao extremo de classificar o Jornalista como terrível e de catalogar da mesma forma, a estação televisiva para a qual trabalha, a "ABC". 

Em resumo: Arábia Saudita, um regime autocrata, monárquico, onde os direitos humanos que se regem por "Liberdade, Garantias e Direitos" não passam de uma mera utopia, de mãos dadas com os Estados Unidos da América chefiados, (sim, porque a América não tem Líder, tem um chefe, um patrão, um dono) por um homem que, em muitos aspectos, não passa de um mero e perigoso lunático que está a levar a grande Nação Americana para um poço sem fundo. Pois, dizíamos nós que, dois Países, duas Nações sob a batuta de dois homens que não brilham no espaço global por serem gente de verdade, de justiça, de equidade, de humildade, de compaixão, de respeito por si próprios, quanto mais de respeito pelos outros..., estão agora mais irmanados que nunca, tendo em comum como seu Deus maior, o malfadado dinheiro, o poder, a ganância sem fim.

Pois é! E, como cereja no topo do bolo, eis que aparece misturado com estas duas sinistras personagens, o nosso tão famoso, tão vangloriado, tão afamado quanto ambicioso Cristiano Ronaldo. A convite do seu patrão (Príncipe Saudita) integra a comitiva negocial que se desloca a Washington, não se apercebendo que o Saudita mais não quer, que exibi-lo como um qualquer troféu, sabendo dos milhões de seguidores que seguem o craque nas redes sociais. Como se não bastasse, eis que o nosso maior de todos os tempos, afirma coisas que o põem na mesma linha de pensamento e de procedimentos de Donald Trump, chegando mesmo a afirmar ser um grande admirador daquele.

Que pena! Cristiano Ronaldo bandeou-se para o outro lado. Cristiano Ronaldo como que vendeu a alma ao diabo. Mais dinheiro? Não precisa dele! Mais fama? Goza de milhões de seguidores nas redes sociais! Então, por que será que Ronaldo escolheu estes caminhos ínvios para chegar, onde mais? A ambição desmedida e descontrolada que norteiam a vida de Ronaldo, sempre na mira de mais e mais recordes, poderão explicar todas estas tolices, toda esta parvalheira!...

21 novembro 2025

Greve Geral, ei-la!

Vem aí uma greve geral. CGTP e  UGT, as duas maiores Centrais Sindicais vão unir esforços e aderir à greve geral no próximo dia 11 de Dezembro.

Em causa, está a vontade governamental de alterar - profundamente! - o Código da Lei do Trabalho. Há um chorrilho de medidas que fazem parte desse novo pacote laboral, que visam, no essencial, tornar o trabalho bem mais precário e reforçar o poder patronal, concedendo-lhe poderes que aniquilam o binómio trabalhador/patrão, passando-o para uma relação de sentido único em que o patrão pode quase tudo em relação ao seu trabalhador.

Não interessa escalpelizar o todo das cerca de 100 medidas que constam do documento da Ministra do Trabalho, por demais fastidioso e por ser matéria dos respectivos Sindicatos. Basta uma só medida, só uma, para se perceber da enormidade do Governo de Luís Montenegro: DESPEDIMENTO COM JUSTA CAUSA!!! Isto é, duma ignomínia sem precedentes!

Desta forma, o patrão fica com poder absoluto sobre o que entender quanto ao futuro imediato, amanhã já, no que concerne a qualquer um dos seus trabalhadores. Sem qualquer justificação, sem qualquer compensação, só porque gosta mais, ou menos, ou até porque antipatiza, chega dizer: "Você está despedido. Amanhã já não tem lugar nestas instalações!" Assim, sem mais nem menos!

Jamais achei que a greve, como último recurso que é, fosse a melhor das medidas a tomar. Sempre acreditei que o diálogo, a negociação, o "cedo eu e abrandas tu" seriam sempre melhores por comparação com o extremar de posições. Pela primeira vez na minha vida e, perante a questão em maiúsculas no texto acima, venha daí a greve uma vez que, ao que parece, não existem interlocutores à altura para ouvir o grito dos trabalhadores.

CR7 - tempo de parar

No mundo dos futebóis, há alguns dias atrás, a nossa Seleção Nacional brindou com um pesado 9-1 a sua congénere da Arménia. Golos e mais golos de todos os feitios e para todos os gostos, que nos puseram, em definitivo, na fase final do próximo campeonato do mundo da modalidade.

A grande lufada de ar fresco na nossa Seleção ficou a dever-se à não inclusão de Cristiano Ronaldo, motivada pela sua expulsão no jogo anterior com a Irlanda. E o que vimos, leva-nos a concluir que está mais que na hora de Cristiano Ronaldo começar a preparar-se mentalmente de que o "seu tempo", como o tempo de todos e qualquer um de nós se esgota e, como tal, vamos perdendo qualidades a todos os níveis; não é a mesma coisa, correr e saltar nos limites aos 20 anos anos, ou, a caminho dos 41 que é o caso dele.

Não se questiona, nem um bocadinho que seja, que o seu nome estará sempre inscrito a letras douradas na história do futebol mundial, de que ele foi nos últimos 20 anos expoente máximo, tendo conquistado todos os títulos, todos os máximos que a nível individual, ele tem no seu invejável palmarés. Não, não é nada disso que está em questão! O que se defende é que há um tempo para tudo: para aparecer, para crescer, para subir, para amadurecer, para tudo conquistar e para sair. Saber sair no tempo certo e fazê-lo com classe, é uma demonstração da mais pura inteligência. Até por que há que dar lugar a outros grandes valores que estão à espreita, prontos a conquistar o seu espaço, o seu naco de fama. A renovação é salutar e há que lhe dar lugar

10 novembro 2025

INEM, a desgraça

INEM tem sido muito mal tratado nos últimos tempos!...

Falhas nos helicópteros, contratos cessados, contratos feitos por ajuste directo, redução dos meios aéreos para metade, contrato feito com empresa sediada em Malta, helicóptero de Loulé falha por falta de peça essencial, enfim, uma sucessão de motivos bem danosos da paz social que deveria existir, mas que, teima em encher páginas de telejornais todos os dias dos últimos tempos.

Como se não bastasse todo o malfadado passado recente, eis que a senhora Ministra da Saúde decidiu substituir o Presidente daquela unidade de emergência por uma outra figura (vale o que vale) e, vai alterar a denominação daquele corpo de emergência para a sigla "ANEM", isto é, em vez de Instituto Nacional de Emergência Médica, passa a denominar-se de Autoridade Nacional de Emergência Médica!... É tão só, mais uma operação de pura cosmética, já que se não acredita que estas duas mudanças - Presidente e Denominação - possam fazer com que algo que tem andado pelas ruas da amargura, possa transformar-se de um momento para o  outro, como  que por pura  magia, numa Instituição que passe, efectivamente, a ser uma mais valia para o socorro que se impõe aos Portugueses que se encontrem entre a vida e a morte.

Esta cosmética de trazer por casa, tem muito a ver com aqueloutra em que transformaram o extinto SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras na malfadada AIMA e de toda a infelicidade em que transformaram um Organismo fidedigno numa "coisa que não funciona" e que passou a significar "Agência para a Integração, Migrações e Asilo"... Que miserável denominação esta e que horrenda memória nos traz, quando nos faz recuar até um tempo em que o Ministro que tutelava a respectiva pasta dava pelo nome de Eduardo Cabrita. Quanto mal este sujeito fez - e continua a fazer! - a tanta gente...

Entretanto, eles vão mudando os nomes, mas, na essência, tudo continua como dantes no velho quartel de Abrantes. Até quando?...

05 novembro 2025

Hoje, é o teu Dia!

Como digo acima, hoje, é o teu Dia!

Eu sei que embora te não ouça, embora te não possa ver, embora te não possa fazer um afago no rosto enrugado... Tu estás por aí, tu estás por perto, eu sinto-te...

Não quis que o dia de hoje se escoasse, sem que te dissesse que continuas a habitar num canto recôndito de mim. Ora te revejo no meu imaginário, com uma imagem muito lá para trás, ora me reapareces com uma imagem mais condizente com a realidade que vivemos nos últimos tempos em que te tive perto de mim. De qualquer forma, mais reluzente, ou menos resplandecente, tu estás por aí, tu continuas perto de mim... sempre!

Até um dia destes!...