No bairro da Bela Vista, em Setúbal, têm acontecido coisas que em nada dignificam a sociedade que somos e o poder politico que temos...
O PM, José Sócrates, ataca Jerónimo de Sousa do PCP acusando-o de recorrer a uma oralidade eivada de insulto fácil. Este último defende-se alegando que Sócrates chama aos distúrbios verificados nas 3 últimas noites, "casos de polícia" quando, isso sim, mais não é que uma questão social e politica que urge resolver.
Creio que ambos estão redondamente enganados neste diagnóstico!
Antes de mais, trata-se de uma questão de Educação, é do foro Educacional das duas últimas gerações que estamos a falar, quando se abordam questões de desordem pública, de violência e atentado contra a vida, o bem estar e os bens alheios. É Educação pura, meus Senhores!
Antes dos "Magalhães", antes do facilitismo nacional em que ninguém chumba para melhorar as estatísticas, antes de catalogarem "meninos e meninas" até à ridícula idade de 18 anos, antes do ataque a educadores, desautorizando-os e gerando, aos olhos das ditas "crianças" e seus paizinhos, a ideia de que o insulto e a agressão ao professor compensam, antes do tudo lhes dar, tudo poderem, tudo lhes ser permitido, quer seja na escola, na rua ou num transporte público, é um erro crasso não se iniciarem os anos lectivos, com reuniões na escola que envolvam os pais, os educadores, gente da segurança social, psicólogos e agentes da autoridade da esquadra mais próxima.
É verdade, senhores do poder político! Se nada fizerem para alterar este estado de coisas, um dia destes de nada vos valerão os guarda costas, levais também numa qualquer "Bela Vista"!