10 maio, 2009

Obama, Very, Very Good!

Já era um fã.
Torci pela sua vitória aquando das eleições.
Fiquei muito feliz quando se tornou Presidente dos Estados Unidos da América.
Por todas as razões: por ser negro e, portanto, isso desmistificar uma aparente sacra questão, por ter ideias clarividentes, por ter uma personalidade vincada, forte e destemida e, sem dúvida alguma, por ter sentido de humor.
Reuniu com jornalistas no que, foi quase uma noite de Oscares da classe.
E foi igual a si próprio: inteligente, brincou com as palavras, foi sério sorrindo, ou se quiserem, sorriu com seriedade.
Continuo um apreciador.

Os Senhores estão enganados!!!

No bairro da Bela Vista, em Setúbal, têm acontecido coisas que em nada dignificam a sociedade que somos e o poder politico que temos...
O PM, José Sócrates, ataca Jerónimo de Sousa do PCP acusando-o de recorrer a uma oralidade eivada de insulto fácil. Este último defende-se alegando que Sócrates chama aos distúrbios verificados nas 3 últimas noites, "casos de polícia" quando, isso sim, mais não é que uma questão social e politica que urge resolver.
Creio que ambos estão redondamente enganados neste diagnóstico!
Antes de mais, trata-se de uma questão de Educação, é do foro Educacional das duas últimas gerações que estamos a falar, quando se abordam questões de desordem pública, de violência e atentado contra a vida, o bem estar e os bens alheios. É Educação pura, meus Senhores!
Antes dos "Magalhães", antes do facilitismo nacional em que ninguém chumba para melhorar as estatísticas, antes de catalogarem "meninos e meninas" até à ridícula idade de 18 anos, antes do ataque a educadores, desautorizando-os e gerando, aos olhos das ditas "crianças" e seus paizinhos, a ideia de que o insulto e a agressão ao professor compensam, antes do tudo lhes dar, tudo poderem, tudo lhes ser permitido, quer seja na escola, na rua ou num transporte público, é um erro crasso não se iniciarem os anos lectivos, com reuniões na escola que envolvam os pais, os educadores, gente da segurança social, psicólogos e agentes da autoridade da esquadra mais próxima.
É verdade, senhores do poder político! Se nada fizerem para alterar este estado de coisas, um dia destes de nada vos valerão os guarda costas, levais também numa qualquer "Bela Vista"!