30 novembro, 2022

Covid-19 - Mais de metade de nós...

"Desde 02 de março de 2020, quando foram notificados os primeiros casos, até 25 de novembro, Portugal registou um total de 5.545.266 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença covid-19."

A "Madremedia/Lusa" publica um artigo de grande actualidade em que, com base em informações do Instituto Ricardo Jorge, se fazem várias afirmações de grande pertinência, nomeadamente, que o índice Rt (média de casos ocorrida nos últimos 5 dias) baixou para os 0,94. 

Também se percebe nas entrelinhas que, eventualmente, esta média poderá não corresponder à realidade, uma vez que deixou de se fazer o rastreio algo apertado que se fazia, bem como, o registo dos casos verificados... 

O parágrafo que encima este escrito e que se encontra salientado a azul, é uma cópia fiel da afirmação do Instituto Ricardo Jorge que demonstra que para os 10,3 milhões de habitantes deste nosso País, mais de metade do todo que somos, já sofreu, ou sofre de infecção pela Covid-19.

Não se fala neste artigo de todos quantos desapareceram devido a este flagelo, mas não andaremos longe da verdade se dissermos que cerca de 22.000 Portugueses perderam a vida. Este número estima-se em mortes por causa directa, ficando por contabilizar todos os que desta vida se foram, devido a problemas do tipo sequelas da doença.

Só para que conste. Para que alguém possa relembrar mais lá para a frente...