20 maio, 2015

Guerra ou celebração?

Agora que a poeira começa a assentar, apetece-me reflectir um pouco sobre tudo aquilo que aconteceu nos festejos da conquista do bi-campeonato pela equipa do Benfica.

Guimarães foi palco triste de muitos desmandos por parte de muita gente: um oficial de polícia, que manifestamente, entrou em descompensação momentânea, e deu de si mesmo um espectáculo que bem deveria ter evitado. Quanto aos seguidores do clube da Águia que se portaram daquela maneira, que tristeza esta de em multidão, em grandes grupos nos tornarmos uma verdadeira manada acéfala capaz de todos os distúrbios e de todas as maldades.

Depois no Marquês de Pombal, em Lisboa, toda aquela selvajaria com arremeso de garrafas e pedras sobre o corpo policial, que levou à refrega posterior de que resultaram vários feridos entre ambos os lados das hostes.

Afinal, aquilo que deveria ser uma festa acabou numa guerra aberta, para tristeza de todos aqueles que não se conformam com esta forma de estarmos em Sociedade. Para quando, a civilidade, a educação, o respeito?