30 dezembro, 2009

Bom Ano!



...à côr e à vida!

Preparamo-nos para deixar para trás mais um Ano. Um ciclo de vida bem difícil para a maioria dos portugueses e de outros povos do mundo que sofrem na pele, as agruras do desemprego, da fome, da míngua, da necessidade encoberta, escondida e envergonhada...

'Gritam' milhões por esse mundo fora. Do capital, à finança, passando pelas alterações climáticas. Grita-se pela guerra que se faz e pela paz que se não consegue. Há contestações de toda a ordem. As polícias reprimem com bastões, gás pimenta, escudos e viseiras, em nome de que valores e por ordem de quem?

Obama é laureado com o Nobel da Paz. Sócrates reeleito para governar, continua a hostilizar classes importantes, no número e nas missões que lhes estão confiadas, não trazendo a paz social tão necessária.

A Gripe A vai continuando a atacar. Quase de forma silenciosa, sem se dar por ela, já lá vão 63 Vidas! E o Governo, com um quase secretismo, vai dando semanalmente, a contagem crescente. "Não se passa nada, está tudo sob controlo!"

As Câmaras Municipais continuam a gerir avultados dinheiros públicos, vindos da Tutela da Educação, para se encarregarem do acompanhamento e da formação das nossas crianças. Discute-se muito acerca de quem contratam, como contratam e como pagam aos profissionais a quem encarregam de levar "a nau a bom porto". Infelizmente, é mais uma situação dúbia, mais uma realidade triste, e que deveria envergonhar os responsáveis, das muitas em que o nosso País é fértil.

Benfica e Sporting gastam à "tripa forra" para aumentar os seus níveis de competitividade. Se tal se entende pelo lado dos Leões, o mesmo se não diz das Águias que seguem no comando do campeonato, como há muito se não via. Portistas sem ondas. Bracarenses seguem na frente, para espanto de muito boa gente.

Chove e venta nas Terras Lusas, provocando avultados estragos e algumas desgraças de foro pessoal. Há vidas que muito demorarão até que a acalmia regresse ao dia-a-dia.

Morreu Gente nas estradas na Quadra Natalícia. Por incúria, por negligência, por cansaço, por facilitismo... Não interessa a razão. O importante é que neste virar de Ano, se consiga evitar a perda de vidas humanas e o estropiamento daqueles que, embora não morrendo, vão conviver com a desgraça que lhes bateu à porta, para o resto das vidas.

Quanto ao resto: BOM ANO PARA TODOS!!!