15 outubro, 2009

AEC's no Porto e Empreiteiros...


Imagine que quer trabalhar.
Não, não imagine. Quer mesmo trabalhar. Tem imperiosa necessidade de trabalhar.

Há contas para pagar, Segurança Social para regularizar, transportes, há que comer, calçar e vestir...(isto se não houver filhos)

Imagine ainda, que é artista da construção civil, mestre de cofragem, carpinteiro...
A grande empresa (com acções em Bolsa) delega num Empreiteiro, este delega num Subempreiteiro e, este por sua vez, delega a feitura dos trabalhos num Biscateiro - coitado de si, vive num contentor com mais oito ou dez, recebe quando recebe, come, se lho derem e sente-se um autêntico escaravelho, tratado como um bicho rasteiro. Um escravo da era moderna.

Mas, deixemo-nos deste brinca/brincando do "imagine".

VOCÊ É PROFESSOR!...
E ESTA É A SITUAÇÃO DOS PROFESSORES DAS "AEC's" NA CIDADE DO PORTO!!!

O Governo por diversos Decretos Lei sobre a matéria - último a 3 de Setembro deste ano - delegou a Competência e Responsabilidade pelo Ensino Básico nas escolas do 1º. ciclo, nas Cãmaras Municipais. Para tal efeito, dota as autarquias com dinheiros públicos (e esta verba corresponde a um determinado valor por criança) provindos dos nossos impostos.

As Câmaras, muitas e a do Porto também, ou criam empresas camarárias - para "furar" o  sistema - ou delegam em empresas privadas o recrutamento e selecção dos professores, de forma a enjeitar responsabilidades.
Estas, (com o lugar de Biscateiro nesta escala de valores(?)) verdadeiras sanguessugas exploradoras do suor de quem trabalha, 'oferecem' a milhares de professores no desemprego, condições de miséria, onde impera o vale (quase) tudo.

Aos Recibos Verdes, sem direito a subsidios de férias, de Natal, de desemprego ou de doença, somam a falta de respeito, de consideração por profissionais licenciados, devidamente profissionalizados a quem a horários incompletos de 10-12-15 tempos lectivos semanais, oferecem a miséria de 11 euros por cada tempo. O Contrato que propõem para assinatura roça o insulto insuportável, por propor conteúdos absurdos e inaceitáveis. Chega-se ao cúmulo de se pedir aos professores que imprimam o Contrato (original e cópia de 3 páginas cada) em suas casas, com os seus meios: a sua tinta, o seu papel, a sua impressora... Mas, afinal, quem paga os custos da educação, os professores?...
Andam a suportar o insuportável, a pagar do seu bolso materiais com que dão as suas aulas às crianças. Andam a encher, a acumular, Deus sabe até quando...

Que o Governo, agora reempossado olhe à sua volta e legisle rapidamente no sentido de acabar com esta DEPLORÁVEL IMORALIDADE. Tratem melhor os professores, tratem melhor o futuro deste País. Penalizem as Câmaras que recebendo da Tutela as verbas, as estrangulam de tal forma, (será em proveito próprio?) e à custa de salários de miséria aos Professores das AEC's. Exijam que as mesmas celebrem Contratos com os professores que trabalhem no respectivo município e que fiquem impedidas de se embrulharem neste negócio, que mais parece, das obras: de Empreiteiros, Subempreiteiros e Biscateiros...