18 dezembro, 2020

É Natal e estamos sem chão

Poema de Natal



É Natal, está a chegar o Deus Menino.

Ei-lo que chega, para salvar a Humanidade.

Com Ele, trauteemos um hino.

Feito de côr, de luz, e de humildade.


Nesta época tão festiva, tão sentida.

Brindemos um hossana à Vida.

Encaremos de frente tanta desgraça.

Ocultemos a dor que enleante, nos abraça.


E se de ausências e falta de perseverança.

Vamos falando com toda a esperança.

Então, ecoemos unidos e alegremente.

Ele está a chegar, eis o Omnipotente.


Numa altura tão especial, o mundo sucumbiu.

Quebrou-se em pedacinhos e estamos atordoados.

Perguntamo-nos, onde estás, quem sou, quem te viu?

Estamos sem fôlego, perdidos..., desorientados.


Quem sois afinal e para onde ides?

O que tentais com tais faenas e lides?

Se aos cornos de um touro tombais.

Para que são tamanhos gritos, tantos ais?


A vida vai-nos toureando maldosamente.

Foi-nos injectando, cínica e vagarosamente.

Está a inocular-nos com estirpes virais.

Vai-nos vacinando, para evitar tristes finais.


Já passamos um naco, um sentido "ai Jesus"...

E vamos continuar a penar, a fazer o sinal da cruz.

Entoando uma oração, por todos os que já cá não estão.

Desta vida se foram, já perderam este chão!...



Feliz Natal, para todos os que o possam ter!...



Carlos Menezes


Misturas Familiares, não!

Depois de Boris Johnson, e dos fraudulentos Trump e Bolsonaro, que ninguém acredita tenham tido Covid-19, é agora a vez do francês Emmanuel Macron testar positivo à Covid-19.

António Costa esteve de visita ao Palácio do Eliseu na véspera deste teste positivo de Macron o que obriga o nosso Primeiro Ministro a estar de quarentena. O mesmo está a acontecer com o Espanhol Pedro Sanchez que lá tinha estado um dia antes.

O vírus maldito que nos persegue a todos ao virar de cada esquina, continua por aí à solta, a caçar-nos sem dó nem piedade.

Oxalá, nas celebrações Natalícias que se avizinham, saibamos todos passar a Consoada na maior segurança sanitária, evitando a todo o custo a convivência de pessoas, que embora amemos, de quem possamos ser amigos desde toda uma vida, devemos manter distância de segurança; ou por outras palavras, melhor ainda: Que cada um de nós fique na sua casa com os familiares que connosco cohabitam todos os dias. Se assim fizermos, teremos tempo, lá mais para a frente, para nos visitarmos uns aos outros. Façamo-lo, por favor!

Bolsonaro, o insuportável!

Bolsonaro continua igual a si próprio: é Bolsonaro e está tudo dito!

Recusa vir a tomar a vacina, e sente uma estúpida e surda raiva por todos aqueles que a desejem tomar.

Apelida, desde já, de idiotas todos aqueles que o criticam, devido à responsabilidade do cargo que ocupa, e revela-se de uma tacanhez intelectual que até dá dó...

Infelizes Brasileiros, povo irmão de além mar, que suporta a brejeirice saloia e parvoide deste anormal!...


Quem educa quem?...

Estamos a criar que monstros no nosso seio?

Jovens e mais jovens... Até aos 18 anos de idade, cá pelo burgo, os meninos e meninas, são isso mesmo: Somente, meninos e meninas, inimputáveis, isentos de responsabilidade criminal, desresponsabilizados de tudo e por todos, de forma a que o seu desenvolvimento intelectual, ético e moral, os transforme em adultos responsáveis, bem formados, zelosos e cumpridores das regras sociais e da Lei...

Puro engano este em que lavramos, não nos dando conta que os meninos e meninas crescem, anatómicamente falando, e desenvolvem corpos plenos de saúde e cheios de força capazes de atentarem contra a vida de um qualquer que se lhes atravesse no percurso, só porque sim, só porque nunca lhes foi ensinado que não podem tudo, nunca ninguém lá em casa lhes explicou que um Não significa: "...até aqui, tudo vais; daqui para a frente, tu não passas, senão vais ser punido, vais ser penalizado, vais levar na cabeça, vais ter que viver com menos, vais ter que reaprender tudo desde o início!..." 

Os Pais preocupam-se pouco com o ensinamento dos seus rebentos e permitem-lhes quase tudo. Sim, que essa coisa de ensinar, de mostrar como é, de ter que se aborrecer e fazer cara feia, quando há que dizer Não, é uma chatice e para esse tipo de coisas é que existe a Escola. Exacto, isso mesmo! "A Escola que me eduque os meninos e que mos albergue de manhã até à noite, que a vida tem mais vida para viver, para além de criar as crianças. "Há que dizê-lo, por ser da mais elementar justiça, que também há jovens de valor, de carácter, bem concebidos, bem "trabalhados". Infelizmente, não são tantos assim!...

Vem isto a propósito de notícias que vieram a lume muito recentemente de que um jovem/homem de 18 anos está, alegadamente, acusado de cometer cerca de 10 crimes sexuais contra crianças de entre 7 e 11 anos no colégio dos Maristas, na zona da grande Lisboa. Pois é, até há meio ano atrás, este alegado violador não passava também ele de uma criança a quem, eventualmente, nunca foram passados valores, noções básicas de respeito e consideração a ter para com todos os outros à sua volta. Pois é, e por essa grave pecha, há mais de uma dezena de vidas que ninguém sabe como vão evoluír, como se vão desenvolver, que traumas vão ter que contornar para se manterem ao alto, com dignidade...

Que saudades do tempo em que uma Pediatria, no Serviço Nacional de Saúde, tinha crianças internadas até aos 6-7-8, 10 anos. Hoje, corremos o risco de uma menina vir da sala de pensos de regresso à enfermaria a colocar rimmel nos olhos, ou irmos visitar a criança que está na dita ala pediátrica e darmos de caras com um matulão de 1,80m de altura... Sociedade infeliz esta em que vivemos e em que vamos gerando pequenos monstros que cohabitam connosco!