27 outubro, 2015

Caviar no epitáfio


E SE A MODA PEGA? VÁ LÁ DÊ UMA GARGALHADA: LEIA-ME!

Caviar em carro fúnebre? Ou será que devemos falar de uma urna gourmet?


A Educação começa em casa

Um catraio de 14 anos, um miúdo de tenra idade, ou uma criança tão-sómente, agarrou numa arma e entrou numa sala de aula ameaçando quem se lhe deparou. Aconteceu num colégio em Cernache, Coimbra, e não deixa de nos espantar como é que uma arma carregada aparece assim nas mãos de um menor. Que Pais é que deixaram escapar desta forma a vigilância e o recato de um instrumento deste calibre, capaz de lançar a dôr e a morte sobre si próprios ou sobre os que lhes estão por perto?

Está na moda, faz parte da actualidade, é dos livros e destes tempos que vivemos, que as criancinhas podem tudo, sabem tudo, gritam com todos, insultam todos e agridem a torto e a direito porque sim, porque lá em casa é assim e a Mãezinha, e o Pai e a Avó e por aí fora, acham muita graça.

Conheço quem lida com crianças de tenra idade em jardins de infância, e é absolutamente inacreditável o que se passa com algumas crianças de 5-6 anos que estão já num processo de socialização em que se assemelham a verdadeiros monstrinhos, tal a capacidade que já demonstram com colegas e adultos, para a prática permanente de uma alegada maldade genética, se é que tal existe?...

Et voilà!

Já há Governo. Não importa saber se é um acto de 'mera formalidade', como dizem uns, ou se é para lavar e durar, como sustentam alguns outros. O que interessa é que a partir de agora, vamos ficar a saber se esta gente, mais a outra, estarão na firme disposição de dar as mãos e lutarem em conjunto para tirar Portugal do impasse, da guerrilha política, deste faz que anda sem andar. No meio de tanta precariedade em que a sociedade portuguesa está mergulhada, já não espanta se aventarmos que o Governo que acaba de ser anunciado também não passa disso mesmo: precário!

Aguardemos: os próximos dez a quinze dias serão cruciais para se aclarar a situação: vamos marchar em frente, ou vamos estagnar uma data de meses a fio?