10 setembro, 2009

Escolas em pleno?!

...anda muito "fumo no ar"!...
"O Ano Escolar está a começar. Tudo estará em pleno funcionamento até 3ª.Feira próxima", afirmou a Ministra da Educação.
Falando no Ensino Básico, no Primário, os professores deste sector, os do quadro estão lá. Os outros, os das Actividades de Enriquecimento Curricular, onde estão?
Parece haver muitas Câmaras do distrito do Porto em que aqueles profissionais estão ainda por colocar, sem saber horários, quanto mais as escolas onde estarão a trabalhar no próximo ano lectivo...
Descobrimos por mero acaso, o seguinte: Uma professora de educação física que no ano transacto esteve numa escola do concelho do Porto, tendo a seu cargo a totalidade das seis turmas, foi hoje levantar horários para o ano lectivo próximo, cumprindo instruções da sua Entidade contratante.
Das seis turmas existentes, ficou com 3 atribuídas, sendo as restantes entregues a 3 professores de ginástica diferentes; vale por dizer, que a tal escola terá este ano 4 professores de ginástica para as seis turmas. Ou dito de outra forma, haverá gente que trabalhará duas simples horas semanais naquela escola!... Se nada mais conseguirem, pergunta-se: como é possível viver desta maneira? Como se paga à Seg.Social se aquilo que se ganha, não chega para a pagar? O que pretendem, endoidecer as pessoas?
Não, o que pretendem deve andar pelo seguinte:
1 - Arranjam mais pagantes à Seg.Social e, portanto, mais verba;
2 - "diminui-se" ao número de desempregados(?), logo ao subs.desemprego, àqueles que, eventualmente, o tinham;
3 - aumenta-se ao número de portugueses que "arranjaram" emprego;
4 - "melhoram-se" as estatísticas?
Bem dizia a d.Lurdes: "Quantos aos professores não colocados (quantos são?, quantos são? 35 a 40.000), não há preocupação. As AEC's irão absorve-los". Não há dúvida. A uma ou duas horas/semana a cada um deles, ela até vai acabar com o desemprego!!!
Acordemos todos! Rapidamente! Chega de tanta demagogia!
"Estamos a abandonar a crise, estamos no principio do fim da dita", segundo os governantes.
Mentira descarada, vivemos cada vez pior, a cada dia que passa!

"Como vais morrer?"


Anúncio infeliz, muito. Mas, mesmo muito infeliz!
Abri este espaço e fiquei desagradavelmente surpreendido com o anúncio da Google que me pôs perante esta questão. Claro que o anúncio está inserido com o meu consentimento, mas vou limitar junto da 'Adsense' - empresa paralela da Google - os conteúdos a serem publicitados nesta área.
É que, de morbidez andamos todos cheios até à ponta dos cabelos. Basta ver os DEBATES TELEVISIVOS PARA AS ELEIÇÕES!...