04 março, 2009

Quase 500 Milhões...

A petrolífera portuguesa - Galp, apresentou lucros de 2008, que ascendem a 478 Milhões de Euros (+ 14,2%). Pudera! Sendo os mais caros do mercado, outra coisa não seria de esperar. Bendigo-me por não ser cliente de tal gasolineira, já que me irrita solenemente que a "portuguesa", em Portugal, seja a mais cara para os portugueses!

Tema recorrente - a Educação.

O Governo, na pessoa do seu Primeiro Ministro, engºJosé Sócrates, anunciou a criação para o ano que vem de mais 13.000 vagas no ensino pré-escolar nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Que maravilha, viva a Educação!!!
A Educação, tal como a Saúde, em Países desenvolvidos são total, ou tendencialmente gratuitos. O que agora se anuncia é bom, mas numa altura em que tudo se oferece, tudo se dá, tudo se doa a favor das gerações futuras - o que está certo! - é pena que nada se exija, nada se peça, nada se diga aos pais destas crianças, em termos do esforço, do trabalho, daquilo que há que pedir aos seus filhos em termos de comportamento e necessidade de aprender todos os dias algo de novo, na Escola, que todos queremos, seja cada vez melhor.
Não, não deveria ser assim. Dar, incentivar, ajudar mas, e também, exigir, querer resultados, quer das crianças - alvo principal das nossas preocupações - quer dos paizinhos. Criança alheada, mal criada, agressiva, sem aproveitamento, sem noção do certo e do errado, deveria ser assinalada e penalizados os pais, obrigando estes a tomar de igual forma, parte activa na educação dos seus filhos; senão, um dia destes, a responsabilidade paternal vai cingir-se ao momento da procriação e ao prazer, ou não(?!) que isso "lhes" deu.