06 dezembro, 2007

Cimeira UE/Africa em Lisboa - I

Estima-se que os custos desta cimeira ascendam aos 10 milhões de euros!!!
Caramba, será que o Estado Português vai ser patrocinado pela Galp, cujas comparticipações nas petrolíferas Brasileira e Angolana e a recente descoberta de novos poços de petróleo naqueles países vão dar para cobrir tais custos? Ou será que, repentinamente, estamos com a mania das grandezas só pelo facto de, temporariamente, comandarmos os destinos da Europa e, então, há que dar aspecto da "potência" que não somos, e jamais seremos, enquanto tivermos as tais manias?
Dos quatro temas da agenda para este próximo fim de semana, ficará para a posteridade uma nota de orgulho pessoal do sr. Primeiro Ministro português: a de ter conseguido durante a sua legislatura congregar em Lisboa tamanha nata(?) diplomática. Mas, tal feito, "por mares nunca dantes navegados...", é bom não esquecê-lo, vais sair-nos do bolso em impostos.
A tristeza maior é que, quanto a medidas de fundo que resolvam, efectivamente os problemas de milhões de pessoas que todos os dias sofrem no corpo, na mente, a fome, os maus tratos, a discriminação, o abandono, o insulto, a perseguição, eu sei lá?... até onde poderá ir a dor na sua mais vasta imensidão!, essa, vai continuar lá, imutável, silenciosa, parda, doentia, 'ebolesca', cruel, esfomeada, sugando a vida até ao último sopro, porque nada de palpavel vai acontecer, nada vai mudar, lamentavelmente...
10 Milhões de Euros! Tanta suite, tanta berlina, tanto champanhe, tanto avião, tanta polícia, tanta logística, tanto dinheiro!!!
Quanta Garrafa de água?
Quanta Garrafa de sumo?
Quanto Pão?
Quantos quilos de Carne?
Quantos pacotes de Leite?
Quantos Iogurtes?
Para "matar" a fome a tantos e tantos que dela morrem a cada dia...