03 março, 2011

Ministra da Educação, vá-se embora!

Ainda ecoa, ainda ribomba, o eco da notícia (medonha), ainda estão na retina as imagens das crianças necessitadas, dos sofredores, dos 'NEE', crianças com "Necessidades Educativas Especiais". Difícil é também olvidar as caras e as lágrimas de duas mães, de entre muitas outras que a reportagem não mostrou mas, que certamente, estarão a viver também, aqueles mesmos momentos de grande agonia.

O Ministério da 'Desgraça Anunciada' cortou, ratou, mordiscou, a verba que, anualmente, destinava à "APPCDM". Aquilo que acordou no inicio do ano lectivo 2010/2011 e que, portanto, deveria ser distribuído pelos 12 meses do ano, anuncia agora, a meio do trajecto escolar de apoio, que afinal, não poderá ir além de 5/doze avos, ou seja, o dinheiro só chega para 5 meses de trabalho, intenso, persistente, valoroso, heroico de profissionais que todos os dias inventam o impossível para dar carinho, apoio, atenção, cuidados especiais a crianças que deles carecem, e que não têm culpa de não terem sido bafejadas pela sorte à nascença.

Infelizmente, nem uma ponta de pedagogia, nem um pensamento mais elevado, nem um laivo de humanidade; tudo se cinge a números, verbas orçamentais para cumprir o défice anunciado, custe o que custar. Cortem em tudo, menos aos beneficiários da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Deficientes Motores. Cortem em tudo, menos aqui, carago!...

GALP - crise e 600 Milhões de lucro

Em ano de crise, crise?, mais um milagre(?) da nossa economia e eis que a portuguesíssima Galp apresenta 600 Milhões de Euros de ganhos no ano findo. É bom que tenhamos empresas que dão dinheiro, que apresentam lucros, mas à custa de quem, do sacrifício de tantos para o bem estar de meia dúzia deles? É que, salvo os proventos milionários de administradores e directores, não se vê, o país não vê, os portugueses não vêem onde se enfia, por que oleaduto se 'escoa' tanto dinheiro. SERÁ QUE NÃO DARIA PARA BAIXAR O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS???

EDP - Mil Milhões de lucros!...

Foi hoje anunciado nos meios de comunicação que a Eléctrica Portuguesa obteve Mil Milhões de Euros de lucros no ano de 2010.

Aqui há algum tempo atrás a Deco implementou uma petição na internet, sensibilizando os portugueses para que, 42% da nossa factura de electricidade se destinam a custear investimentos diversos, tais como, os aplicados nas torres eólicas para geração de energia através do vento. Mas então, investimentos que visam aumentar níveis de produtividade e, concomitantemente, aumentar os lucros esperados, não deveriam ser realizados exclusivamente pelas companhias que operam no terreno? Eu cá penso que sim, e quanto a si, não acha o mesmo?

O senhor Mexia e seus comparsas sabem-na toda...