30 maio, 2015

Penar a bom penar

Os homens não se medem aos palmos. Pois não! Mas que os pequenitos ficam absurdamente ridículos em certas situações lá isso é verdade...

Passa-se tudo no final da Taça da Liga.

Há um senhor, pequenino, de óculos e bem penteadinho que carrega a Taça.
Leva o troféu na mão, caminha ao lado de Luisão e vai-se movimentando no relvado rumo ao palanque aí instalado, mas fá-lo com alguma dificuldade, como se estivesse "deslocado", fora do seu habitat. Aflito, vai mirando Luisão como se este fosse o Elevador da Glória ou a Torre dos Clérigos, tal é a diferença de altura entre ambos. Fura por entre o magote de jogadores benfiquistas que ocupavam o palco montado no relvado, levando o capitão benfiquista sempre a reboque, com o fito de lhe entregar a taça no meio do palco e à frente de todos.

Quer a situação, quer o caneco deviam estar a "pesar" demasiado, pois entrega a Taça de forma desajeitada ao capitão dos encarnados. Imediatamente após, esgueira-se por entre a molhada de jogadores que, aos pulos de contentamento, vão empurrando e despenteando o senhor em causa. Quando consegue saír dali, deve ter sentido um grande alívio.

Descobri mais tarde que o senhor que tanto sofreu é o Director Geral da TVI. Não há dúvida: ser baixinho deu para penar um bom bocado!

Mediterrâneo dos cruzeiros e...

O Mar Mediterrâneo, à semelhança de muitas valas comuns cheias de horrores, está a transformar-se num pesadelo atroz.

Continuam a morrer pessoas quase todos os dias, o que não deixa de ser uma tragédia. Os governos europeus do sul da Europa, nomeadamente, Italianos, Gregos, Cipriotas e Albaneses já não sabem o que fazer para lidar com tamanho problema que lhes entra fronteiras adentro. É complicada  a vida destes migrantes, como complicada é, igualmente, a situação de quem os recebe e tem de lhes facultar meios de subsistência com um mínimo de dignidade.

Vivem-se tempos consternados e bem preocupantes

Serralves em festa

Vamos todos aproveitar as 40 horas contínuas que Serralves está a oferecer a todos os portugueses. Há concertos, há espectáculos, há uma diversidade enorme de programação cultural que abrange todos os leques etários. Termina amanhã por volta da meia noite. Aproveitemos pois, e usufruamos do muito que há para ver.

Benfica, mais uma!...

O "Glorioso" ganhou a Taça da Liga pela 5ª. vez, batendo na final o Marítimo, da Madeira, por duas bolas a uma. O espectáculo pautou-se por uma evidente superioridade benfiquista sobre os Madeirenses, que foram batendo o pé, aqui e ali, dignificando em muito a vitória dos encarnados.

Entretanto, discute-se a renovação, ou não, do vínculo contratual de Jesus ao clube da águia, sabendo-se que, Filipe Vieira já propôs renovação ao técnico que este recusou. Ao que parece, o Benfica quer renovar por cerca de metade daquilo que Jesus aufere actualmente, isto é, dois milhões de euros por época + prémios.

Fica-me o espanto, o assombro desmedido por ainda termos portugueses que têm peitaça para recusar vencimentos deste quilate. Nem parece que estamos a falar deste Portugal que eu habito com mais cerca de 10 milhões de anónimos tão quilhados como eu...