17 novembro, 2023

E a desgraça não pára...

Médio Oriente e o conflito armado entre Israel e o Hamas, na faixa de Gaza, continua a congregar as atenções do Mundo, que vai fazendo esforços diplomáticos no sentido de abrandar ou estancar a mortandade semeada a rodos pela intervenção Israelita. Morrem todos os dias seres humanos que nada fizeram para merecer um tal fim tão trágico.

Entretanto, mesmo com a intervenção brutal dos Israelitas, assim mesmo, o Hamas continua a disparar rockets sobre território Judeu. Quem consegue parar um tal massacre da população civil e chamar os contendores à razão, sentando-os à mesa de negociações?...

Na Ucrânia, a guerra decretada por Putin aos seus vizinhos sob a capa de uma pseudo desnazificação do território Ucraniano, é uma fantochada, sob a égide de um fantoche, e também por estas bandas as populações civis têm sofrido as agruras de uma guerra medonha que já matou centenas de milhar de vidas humanas, isto se se contabilizarem as perdas dos dois lados beligerantes.

A Humanidade não aprendeu nada. A Humanidade continua tão brutal e desumana quanto o era na Idade Média. A Humanidade, infelizmente, corre a passos largos para uma hecatombe de nível global, o que a acontecer, acabará com milhões de seres vivos à face da Terra.

Divagações...

Por aí...


Quis fazer algo nas cercanias de um poema,

Mas, dei uma clicadela e o teor foi para o espaço,

Não querendo desistir, pois esse não é meu lema,

Repeguei na coisa, p'ra dar um fim àquilo que faço.


Quanto à temática, evaporou-se pelo caminho,

Já nem me lembro qual era motivo em que pensei.

Por entre a bruma que se adensa de mansinho,

Páro ensimesmado e penso nas voltas que lhe dei.


Entretanto, ó gente, nem vale a pena contar-vos

Os trilhos que em devaneio puro percorri,

Tais foram os saltitos e sapateado em frenesim.


Se calhar, era disto que queria falar-vos

Duma vida feita de muitas páginas, que li e reli,

de hiatos de memória, naquilo que sobra de mim.



Carlos Menezes