19 junho, 2009

Essa "vida"..., está a dar cabo dele.

O Durão Barroso é Português e é também Presidente da Comunidade Europeia desde há cinco anos. Está em Bruxelas, vive como um nababo e hoje disse em televisão, depois de reunir a promessa do apoio de 27 Chefes de Estado para a sua recandidatura a mais 5 anos de "bem bom", que a sua missão era deveras espinhosa, o seu trabalho era árduo e difícil e salientou o espírito de sacrifício que é preciso ter sempre presente para o desempenho de tais funções, afirmando até, aos jornalistas: "como vós tão bem sabeis".
Que pena, que misericórdia, que compaixão temos todos por essa vida de Durão Barroso e do seu séquito que, deve ser realmente, de um atroz e penoso esforço na labuta do seu dia-a-dia.
Citando o Italiano Pitigrilli, apetece dizer: "Salvo o leitor e eu, são todos uns filhos da p_ta."

Não prejudiquem as crianças!

Isto está uma Loucura!!!
O País está em banho maria, os políticos estão em campanha, o governo está em "stand-by", o Presidente está chateado, o Provedor de Justiça está nas calendas gregas, a oposição está "como gato a bofe", o Procurador Geral está preocupado (Freeport, Apitos e Furacões) e a nossa juventude, com os papás babosos, tolos e vaidosos está de vento em popa, ninguém os segura, querem tudo, logo, podem tudo e, vai daí, temos agora uma nova casta de geniozinhos: os 'supra-sobre-dotados'!
Agora, todos são Finalistas!
Os bebés da Pré-Primária quando acabam a creche, têm uma Festa de Finalistas!
Os meninos da Primária, quando acabam a 4ª.Classe, perdão, 4º.Ano, fazem-lhes uma Festa de Finalistas!
Os meninos do 2.º. Ciclo, 6º.Ano têm Festa de Finalistas!
Os alunos do 3º. Ciclo, 9º.Ano fazem-lhes Festa de Finalistas e, neste caso, até já há viagem ao estrangeiro, regra geral, até Espanha onde acontece sabe Deus o quê e partem uns vidros no hotel, jogam arroz nos corredores e outras habilidades...
Bem, no 12º.Ano, o Secundário, fazem Festa de Finalistas, mais o Baile, mais a noite de Fado, mais a viagem de Finalistas, só que neste caso, é ao Brasil, a Punta Cana ou a Cuba, com direito ao que der, com alguns comas alcoólicos e o que mais se não vê...
Esta generalização, esta banalização de que a inversa, mas com o mesmo grau de burrice, são as universidades seniores - o que é isso? -, faz com que se fabriquem cartolas e se façam "fatinhos" a condizer (há algum tempo tive conhecimento que uma menina mandou fazer com o incentivo da Mãezinha, para o respectivo baile de finalista de 12º.Ano, um vestido que levou 12 metros de tecido!?), não conduz a bom fim, já que as crianças que desde tenra idade têm quase tudo, quando chegarem a uma Faculdade já nada haverá que as satisfaça, com a agravante do que esta Sociedade lhes garante(?): Chegaram Lá, Licenciaram-se, tanto esforço, tantas cartoladas e Festinhas de Finalista no percurso e agora, que acabaram, estão lançados às feras, ide trabalhar pois estais preparados!
Só que à falta de empregos para todos, podem bem acabar atrás de uma caixa de hiper mercado e a olhar com nostalgia para o diploma encaixilhado numa parede do quarto. E, se calhar, depois perguntar-se-ão: "Afinal, tanta festa para quê?"

Depois do Feio,...O Belo!

"Aqui nesta praia onde Não há nenhum vestígio de impureza, Aqui onde há somente Ondas tombando ininterruptamente, Puro espaço e lúcida unidade, Aqui o tempo apaixonadamente Encontra a própria Liberdade." Sophia de Mello Breyner Andresen

E não há quem lhes arreie...

É pena que não haja lisura de processos.
Os comerciantes portugueses, desde a loja dita tradicional até aos "grandes espaços" usam técnicas de venda que são capciosas, demagógicas, fraudulentas. Aprenderam na cartilha de publicitários e 'designers', cuja missão é essa mesma: propor à sua clientela técnicas para rentabilizar, lucrar, ganhar, (?) tudo o que puder ser extorquido, não importa como.
Enganam o mais incauto e enganam também o mais atento, pois as artimanhas são tantas e tão variadas que, mesmo o mais avisado tem que estar de tal forma, de pé atrás, que perde o prazer de comprar o que quer que seja, já que nos tornamos em "desconfiados compulsivos".
Vem isto a propósito de uma situação vivida ontem e que aqui deixo, à guisa de alerta:
Uma oficina automóvel grande, instalada junto ao Jumbo, tem na sua loja de acessórios vários cartazes anunciando peças e serviços. Num deles lê-se: "Substitua a correia de distribuição do seu carro - desde € 49,00", sendo que este "desde" é bem mais pequenino que todos os outros caracteres.
Quando indago mais em pormenor junto de um dos funcionários, (quando a esmola é grande, o pobre desconfia) afinal, o custo do serviço mais as peças, como é óbvio, custam € 467,15.
Dez vezes mais, cerca de dez vezes mais é, estupidamente, mau de mais para ser verdade! Falei com a Chefia, manifestei o meu desagrado, mas...
Mas, não adiantou para nada, também não é ele que tem culpa. É o patrão, o director financeiro, a holding que tem que facturar apresentando milhões...
E, entretanto..., aguentamos "tugindo e mugindo", mas de forma inconsequente.
Eles estão certos!, não fazem nada de errado, a lei permite estes "truques", estes malabarismos.
Os burros são todos os outros, ou seja... NÓS!
Já agora, votemos na burrice.

Só os Burros não mudam!

Perdeu a arrogância.
Ficou meigo, de voz mais pausada e calma, sem crispação.
Mudou de estilo, tornou-se mais humilde aos olhos de todos - via televisão -, fala de forma mais humanizada, mais suave, mais "sentida", mais "olhos nos olhos".
"Depois da borrasca, vem a bonança".
Que bem se aplica este ditado popular ao senhor de quem falamos.
Depois da derrota, de ter que morder a língua e de engolir alguns sapos, eis que aparece "rejuvenescido", tentando a toda a pressa, regressar a uma imagem que possa fazer as pazes com todos aqueles que o puniram e lhe mostraram um grande cartão amarelo. A ver vamos se a imagem de "charme" a que agora voltou, convence alguém...