17 maio, 2009

Educação, sempre!

Hoje andei a pé pelas ruas da minha cidade. É como melhor "a sentimos"!
E vi "coisas".
Vi um escasso jardim com espaço verde digno desse nome.
Vi um raro lago em jardim, no único jardim que hoje vi.
Vi uma avenida, dita a "sala de visitas" da cidade, feia, despida, cinzenta de paralelo e cimento e alcatrão...
E vi um "tipo" no passeio a caminhar na minha direcção, que cuspiu à minha frente conspurcando um espaço que não é dele, deve ser de todos.
E vi um "gajo" na dita avenida, a dos Aliados que, na esquina fronteira ao "Café Guarany", se encostou à parede do Banif, urinando ali mesmo..., como se ali não houvesse um café, com instalações sanitárias.
E vi um grupo de 30-35 pessoas, que em meia dúzia de carros e um mini autocarro, celebraram ruidosamente no átrio da praça, fronteiro à Câmara, a conquista de um qualquer troféu, uma qualquer competição...
E vi que dentro daquele mini autocarro, provavelmente os atletas da dita agremiação, quando a caravana começou a descer a avenida buzinando furiosamente, puxaram os calções abaixo colando o aos vidros para mostrar aos passantes não se sabe bem o quê...Foi um passeio e pêras!...
Será que isto é o espelho do povo que somos, ou é só o sinal dos tempos que vivemos?
Realmente, o mais grave problema desta sociedade, não é a crise, não é a corrupção, não é a ladroagem de colarinho branco ou sujo... é a Educação! Sem ela, tudo na vida se torna mais difícil!