04 setembro, 2012

Uma Feira, mesmo feira

Espinho. Segunda feira, qualquer uma das que preenchem as habituais quatro que cada mês tem. Azáfama, muita. Um corre-corre desenfreado entre quem vende e os que "passeiam nas alamedas" criadas pelos estreitos corredores de todos os que vendem - em várias filas. Impera o caos, não há rei, mas tampouco há roque. É uma Babel destes tempos que acaba numa imundície sem paralelo. As caixas de cartão, os sacos plásticos em tiras, dejectos de toda a ordem, lixo em catadupas...

São dois mundos que se unem, que se fundem e, entanto, tão díspares, tão pouco casados entre si. De um lado, a venda feita por gente de raça Calé, do outro, feita por descendentes de Viriato. Todos são portugueses, cá nascidos, aqui enraizados e com filhos criados; no entanto, um nada tem a ver com o outro...

Ronaldo, tem juízo...

Cristiano Ronaldo amuou, está tristinho, embeiçou e não celebra os golos que marca. O rapaz, rico que nem o "tio patinhas", entende que lhe falta mais qualquer coisa e, vai daí, mandou recado para dentro de quem lhe paga. Se é para o balneário ou se para o presidente não se sabe, mas os espanhóis estão loucos a vender jornais e a encher parangonas de noticiário. Se o menino nada mais vier a ganhar, o que se duvida, há pelo menos muita gente a quem o bocejo do rapazinho já deu para encher os bolsos à fartazana; que o digan os media do país vizinho.

Facebook, cuidado!

Cuidado com o "Facebook", cuidado com tudo aquilo que engloba as denominadas "redes sociais".

Ontem, ouvi dois técnicos de acção familiar, segurança social e de criminalidade debruçarem-se sobre este tema tão pungente; hoje, as televisões anunciam a morte de uma miúda de 15 anos que fez um comentário discordante no 'facebook' sobre um excerto escrito por uma sua colega da mesma idade. Esta última de parceria com o namorado, encomendou a morte da colega o que se concretizou por várias facadas que levaram ao trágico desfecho.

O que é isto, que mundo é este que habitamos em que jovens de tão verdes anos, se abespinham desta forma perante um comentário mais ou menos favorável de um seu igual? Que acompanhamento é o destes pais a jovens com esta índole? E o amanhã, que futuro para uma geração ou duas tão parca de valores?
Preocupante, de verdade!