18 maio, 2011

F.C.Porto campeão

O F.C.do Porto acaba de vencer a Liga Europa, vencendo no "Arena de Dublin", na Irlanda, o outro contendor português, o Sporting Clube de Braga. O resultado foi pela margem mínima, a exibição de ambas as equipas não foi de encher o olho, mas ainda assim, venceu a equipa que mais procurou a vitória.

Está de parabéns o futebol português, está de parabéns a massa adepta de ambos os clubes. Glória aos vencedores, Dignidade aos que não conseguiram ganhar. Fora das quatro linhas, fora do campo de jogo, venceram ambos e isso é bonito e deve ser realçado.

Meninos selvagens

Na zona onde resido e relativamente perto da minha casa, existem contentores incrustados no pavimento - sistema de saco gigantesco elevado por grua de camião camarário -, e eco pontos para deposição selectiva de resíduos. O meu destaque, portanto, para a Câmara Municipal do meu concelho, que instalou tudo a contento.

O meu desgosto - e este comentário serve de desabafo! -, é que esta madrugada um, ou vários energúmenos, lançaram fogo a um dos contentores, a ponto de ter sido pedida a intervenção dos Bombeiros Voluntários. Em resultado desta selvajaria a estrutura que suporta o saco gigante está toda carbonizada, o saco com o calor derreteu e está "colado" à estrutura que o suportava... Dinheiro. Custos. Educação. Ordem.

Dinheiro que vai sair do bolso de todos. Custos que nos vão ser imputados por impostos e taxas. Educação, ou falta dela, que os jovens de hoje não recebem em casa, pois também os pais a não tiveram. Ordem, total desrespeito pela Lei, pois as "crianças" até aos 18 anos menos um dia (mesmo que tenham 1 metro e 90 e 85 Kgs. de peso), coitadinhas, precisam de todo o carinho, de toda a compreensão, de muito diálogo para crescerem saudáveis...

Raios partam o Novo Código Penal e quem preconizou as leis que o compõem!

Avé-Maria!

Fátima é Altar do Mundo.
Nossa Senhora, é a sua Padroeira, a sua "Mãe Misericordiosa", a "Inspiradora" de tantos sonhos, de vida e alegria, depois da dor; de sorrisos depois das lágrimas; de euforias e felicidade, após tantas agonias.
João Paulo II é o nosso Papa, é o Papa de Fátima. E, é Beato, é Miraculoso, faz já parte da nossa História e da História da Igreja, desde Pedro até aos nossos dias.
E, numa mostra de fé inquebrantável e duradoira, as estradas pejaram-se de Peregrinos que calcorrearam dezenas, centenas de quilómetros para estar em Fátima. Assim foi no passado dia 13 e, assim continuará todos os dias 13 de Maio de cada ano.
A nossa existência, assenta também, nesse pilar fundamental de que nos "alimentamos" espiritualmente e que denominamos de Fé. Quer queiramos quer não, estará sempre presente no coração da maioria de todos nós.

E, a direcção é!...

Ontem foi dia de debate televisivo, tendo em conta as Eleições de 5 de Junho próximo.
Os contendores: dr. Passos Coelho e dr. Francisco Louçã.
Acusações, Louçã sobre a Madeira (50 Milhões para o jornal do PSD/Madeira, mais 40 Milhões para o aterro do Funchal, entregue a empreiteiro de cor laranja). Muita parra e pouca uva, que é como quem diz: e soluções, o que fazer para salvar o país do inevitável?
Da parte do líder dos Sociais-Democratas, correcção na oralidade e na postura, mas a pergunta fica no ar: será que chega, há alguma imagem de inconsistência a pairar...
Mais palavras, para quê?

Final Histórica

Domingos vai abandonar o Braga e toda a gente imagina que, depois do adeus ao Minho ele vai continuar a orientar um outro Sporting, só que desta vez, o de Lisboa. Na conferência de imprensa desta semana, ele evitou dizer qual será o seu próximo destino, mas tudo faz crer que vai mesmo ficar de "leão ao peito". Será bom para o futebol português. 

Entretanto, joga-se hoje uma Final da Liga Europa entre dois grandes clubes portugueses: o Porto e o Braga. Que seja um grande espectáculo, que o futebol português saia dignificado, que o 'fair play' impere, e possamos dar mais uma lição ao mundo e, que ganhe o melhor!

Debates em tons de Cinzento

Mais um, dos muitos que teremos, mais um debate televisivo. Desta vez na "SIC" e  a mediadora foi a Clara de Sousa.
Os oponentes, José Sócrates e Francisco Louçã.
Notas de rodapé: para Sócrates, o líder do Bloco é sempre tratado pelo nome. Para Francisco Louçã, o líder do PS é tratado por Engº. José Sócrates, até que a páginas tantas, o Bloquista se cansou e fez-se pagar na mesma moeda. O mais bizarro e digno de registo é que a jornalista Clara de Sousa, provocou uma clivagem grave, teve comportamento assimétrico já que, Louçã foi sempre tratado por Francisco Louçã e Sócrates foi, maioritariamente, tratado por sr. engº., engº. José Sócrates...

Quanto ao resto, Sócrates esteve igual a si próprio: teimoso, obstinado, repetitivo, insinuante, 'ganhou' o debate; Louçã, foi mais educado, menos agressivo do que lhe é habitual, mas não acrescentou nada de novo. Sabe que jamais será Primeiro Ministro e porta-se, portanto, como o eterno deputado da oposição.