22 junho, 2023

Sócrates e os "recursos"...

José Sócrates, ex. Primeiro Ministro de má memória para a grande maioria dos Portugueses, está sujeito a uma medida de coacção que consta da sua apresentação quinzenal no posto da GNR da área da sua residência. De permeio, faz umas viagenzitas ao Brasil sem dar cavaco a ninguém, que é como quem diz: "estou-me borrifando para a tal medida de coacção".

Veio agora a terreiro, pedir a suspensão de tal medida e o Juiz encarregado do caso decidiu pela sua não aceitação. Aqui d'el rei que o homem, todo enxofrado, decide interpôr recurso de tal decisão, estando disposto a levar o caso até ao Tribunal Constitucional.

Como o dinheiro é barato para esta gente, que acha que tudo pode, que tudo tem, que é dono e senhor do seu próprio destino, mesmo depois de, como tudo indicia, ter cometido uma data de ilicitos contra tantos de nós. Os recursos custam muito dinheiro, os advogados fazem-se pagar a peso de ouro... De onde vem tantos fundos para que esta sinistra personagem continue a ombrear neste taco-a-taco com a Justiça portuguesa? E, já agora, para quando a marcação de julgamento na barra de Tribunal perante um Juiz? Se se descuidarem, ainda vão deixar passar os prazos legais e caír, naquilo que seria, uma traumatizante e enxovalhada exigência de indemnização ao Estado Português. E o tal Estado, somos todos nós; você, eu e todos os restantes.

Língua Portuguesa, um mimo

Marco Neves é Professor, Tradutor e Escritor. Merece bem a clicadela para lermos o seu belo naco de prosa sobre a Língua

Um belíssimo artigo sobre a Língua Portuguesa da autoria de Marco Neves e publicado no site do SAPO.

Usemos e abusemos do uso - se possível, bom - da língua, pois com tal uso teremos melhores falantes, teremos gente mais culta e evoluída, teremos jovens que levem até à eternidade toda a beleza da nossa língua.

Falemos, ouçamos, comuniquemos para dessa forma podermos escrever de forma mais correcta a língua de todos nós. Independentemente, das zonas geográficas do nosso País e das várias e diferentes sonoridades e sotaques que caracterizam cada uma, divaguemos e deliciemo-nos com a multiplicidade sonora de uma boa conversa, ou deleitemo-nos com a beleza de um escrito que constitua um belo pedaço da história da nossa bela língua.