23 julho, 2023

Fim da Matemática?!...

Marques Mendes, no seu comentário semanal na SIC, acaba de expressar algo que me deixou colado na cadeira, gelado perante a afirmação e perante o desconhecimento a que estive sujeito até este momento. Se calhar, a julgar pelo que me aconteceu a mim, os Portugueses, o País inteiro também terá sido apanhado de surpresa por uma notícia que tem tanto de nefasto, como de altamente preocupante para o futuro.

Segundo a informação difundida, o sr. Presidente da República já terá promulgado a Lei que permite que, doravante, acaba a necessidade de prestar provas de exame para conclusão do Secundário, nessa disciplina tão nuclear que é a Matemática. Áreas de Ciências e Tecnologia e Ciências Socio-económicas - não estamos a falar de Letras ou de Direito, ou de Psicologia, por exemplo -, deixam de ter o exame de Matemática como absolutamente essencial e obrigatório, tal como o é o de Português... Mas, que se passa com quem manda na Educação deste País? O que se passa com João Costa, titular da Pasta Ministerial, para caír neste fosso, neste facilitismo, neste mundo em que só a estatística para a OCDE é importante? Este sr. perdeu a noção de seriedade, de competência, de respeito pelos outros e pela necessidade de se não caír neste ridículo absurdo? 

Que tristeza também o sr. Presidente da República, ele que é Professor de raíz, não ter feito abortar este verdadeiro nado-morto que em nada beneficia o Ensino em Portugal, e em nada privilegia a Escola Portuguesa além fronteiras. Que lástima, que despudor, que desfaçatez, que despautério e que falta de senso comum, do mais elementar, daquele que até um iletrado consegue perceber que se cometeu mais um crime de lesa-Pátria!

Meninas perderam...

 ... mas, ainda vão a tempo. Ainda nada está perdido. Ainda há tempo para dar a volta por cima. Elas são guerreiras e têm qualidade para não deixar os seus créditos por pés alheios. Tenhamos fé nelas, pois elas estão a experienciar pela primeira vez, uma competição mundial, para a qual poderão não ter ainda o traquejo necessário, mas têm de sobra uma qualidade, uma tão férrea vontade de ir mais além, que estamos certos, as farão chegar a metas nunca dantes alcançadas.

Vamos às Vietnamitas, seleção que se segue, com todo o afinco e com toda a confiança de que a vitória vai sorrir às côres Lusas. Força Meninas!!!

Espanha, logo ao virar da esquina...

Hoje, é dia de grandes decisões no País vizinho. Nuestros hermanos estão em dia de eleiçõs legislativas e, antevê-se que haja mudanças significativas no tabuleiro político. Dum lado o ainda Primeiro Ministro Pedro Sanchez do PSOE e do outro, o seu opositor mais directo Feijóo, Presidente do PP.

Se há alguns dias as sondagens davam vitória a Feijóo, hoje, dia da verdade, segundo sondagens à boca das urnas, o posicionamento encontra-se muito semelhante, pelo que é difícil neste momento, apontar quem será o próximo Primeiro Ministro Espanhol, facto que só deverá conhecer-se lá pelas onze horas da noite. Até lá, há que esperar para se entender se a Espanha mantém o rumo, ou se, bem pelo contrário, vira à direita com a ascensão do PP, o que a verificar-se, poderá trazer para a ribalta elentos do VOX. Se tal acontecer, as mudanças vão ser bem significativas. 


Odessa massacrada

Uma vez mais, e sob a desculpa esfarrapada que só atingiram alvos militares, ou pontos que albergavam largos contingentes de soldados inimigos, os Russos atacaram pela segunda vez, e de forma devastadora, o porto de Odessa. E, fizeram-no com mísseis provindos de terra, mar e ar, ou seja da cidade de Sebastopol, na Crimeia, da marinha de guerra ancorada no Mar Negro, ou lançando os ditos mísseis de caças da aviação Russa.

Claro que os ditos mísseis, quinze  ao que parece, atingiram para além das instalações portuárias de Odessa, edifícios civis e, inclusivamente, uma igreja ortodoxa - Catedral da Transfiguração -, considerada pela Unesco como património mundial, atingindo de igual forma, silos de armazenamento de cereais.

Torna-se evidente que os Russos, com o rompimento do acordo de fornecimento de cereais ao Mundo,e numa atitude vingativa e sem qualificação, pelas implicações que tem sobre a fome de milhões de pessoas, mais não desejam que a destruíção das estruturas portuárias do porto de Odessa, que poderiam, à falta do escoamento pelo Mar Negro, ser uma alternativa viável. Enfim, já pouco nos surpreende esta sanha malvada e destruidora com que alguns se acham no direito de tratar os restantes...