15 maio, 2020

Pandemia e maus protagonistas...

Para mal dos nossos pecados, a Covid-19 para além de toda a desgraça que carrega, veio "dar palco" a dois ou três estarolas, que de outra forma estariam bem mais calados. Bolsonaro e Trump são dois exemplos dos mais proeminentes.

Pois é, e Donald Trump fez mais uma das suas, para juntar a tantas outras que o vão deixar célebre na História dos Estados Unidos, pelas  mais pérfidas razões, pelas mais baixas, pelas mais ordinárias. O rei da tribo - assim se julgará ele -, acha que pode tudo, que manda em tudo e em todos, acha-se o "maior"!

Desta vez destratou uma jornalista americana, embora de ascendência e nascimento na China, após esta o ter colocado perante uma pergunta inteligente que, óbviamente, o deixou à beira de um ataque apopléctico. Ripostou de forma contidamente desabrida e deu a palavra a uma outra jornalista presente na conferência de imprensa. Também esta foi desconsiderada, pois Trump achou que ela já tinha gasto o seu tempo, embora não tivesse chegado a formular uma única pergunta sequer.

Enfadado e agastado, ainda cedeu a palavra a um terceiro elemento, mas o constrangimento era tal que a pergunta não surgiu com a celeridade pretendida e Trump despediu-se e abandonou todos os profissionais dos media que se encontravam presentes.

Mais palavras para quê? É um riquinho com uma cara patética e um discurso estúpido e aberrante!