11 setembro, 2022

11 de Setembro de 2001

Passaram-se 21 anos desde o mais impactante e mortífero ataque terrorista alguma vez levado a cabo. Foi  contra as Torres Gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque. 

Esse brutal ataque que fez, no imediatamente após, cerca de 3.000 mortes fica na história da Humanidade como o mais letal, o mais sanguinário alguma vez perpetrado contra a vida humana. Bin Laden, foi na altura considerado o cérebro e o mandante do ataque, tendo para tal efeito recorrido ao recrutamento e preparação técnica das 4 equipas de suicidas que se apoderaram de 4 aviões de passageiros de grande porte.

Desde essa data fatídica até à actualidade, muito mais vidas se perderam já que bombeiros, socorristas e equipas médicas, polícias e militares que trabalharam afanosamente nas imediações das duas Torres, que viriam a desabar "a posteriori", pereceram devido a problemas cardio-respiratórios, provocados pelos  milhões de granulos de poeira inspirados no meio da aflição.

Há gente aos milhares e milhares que perderam os seus entes queridos naquela trágica data, bem como em data ulterior. A uns, aos que partiram, paz à sua alma; aos que ficaram e que continuam a chorar a perda dos que amavam, que a paz possa chegar aos vossos corações e que possais enxugar as vossas lágrimas.