16 setembro, 2023

Lula - QI não é o seu forte

Lula da Silda, Presidente eleito do Brasil, esteve há dias numa cimeira dos "BRICS", qualquer coisa do fôro político e económico-financeiro destinada a fazer frente ao G-7, ou dito de outra maneira, ao bloco formado pelos Estados Unidos da América e da União Europeia, os denominados países do Ocidente. Tenta-se, lamentável e tristemente para os desígnios do Mundo, criar dois blocos que se oponham e que "reequilibrem" forças bélicas e atómicas, Aquilo a que eles chaman de geo-política. Estamos de regresso aos tempos tenebrosos e sempre perigosos da guerra fria.

Bom, mas o que me trouxe até aqui foi a presença de Lula da Silva, ao lado de Países como a India, a China, a Rússia, a África do Sul de entre outros, cujo País, o Brasil, vai dirigir os destinos das cimeiras a realizar em 2024. Pois, o que mais feriu a minha atenção foi a afirmação destituída de qualquer inteligência diplomática e de relações internacionais, quando o Presidente da República Brasileira convidou Vladimir Putin a estar presente na cimeira que se realizará para o ano, provávelmente, na capital Brasília... Então o sr. Presidente do Brasil não sabe o que são mandatos internacionais de captura da Interpol? O cavalheiro, achando-se dono do mundo, intenta afrontar uma deliberação subscrita internacionalmente pela maioria dos Países que constituem a comunidade internacional? Lula da Silva vendeu a alma ao "Criador", quando pôs acima de tudo e todos os adubos e fertilizantes de que necessita provindos da Rússia. Triste equilibrio emocional este, e triste figura a que projecta de si mesmo e do País (que não tem culpa das suas diatribes) a cujos destinos preside.

N.B.: Entretanto, O Supremo Tribunal Federal do Brasil já se opôs ao convite. Imperou o bom senso!

Pizarro não passa do óbvio

Manuel Pizarro, Ministro da Saúde deste País, diz ser inaceitável haver Portugueses a irem para a porta dos Centros de Saúde de madrugada. Não só é inaceitável, como é uma violência, com é um desrespeito grave para com todos os utentes nessas condições, é uma vergonha que tal esteja a acontecer em pleno século XXI.

Mas, uma vez mais, Manuel Pizarro, diz o óbvio, aquilo que todo e qualquer cidadão vê. Não é preciso ser Ministro para fazer uma tal constatação. Acrescentou ainda, que este é talvez, o principal problema que se verifica neste momento, adiantando, como lhe é habitual "...que esse é um problema que vamos resolvendo paulatinamente". Errado sr. Ministro: um problema desta monta é para ser resolvido rápida e resolutamente!...

Pois é, sr. Ministro, a coisa não vai lá só com sorrisos e frases de circunstância. O principal problema para que o SNS tenha chegado a este ponto, é a falta de uma gestão criteriosa, de uma planificação atenta e minuciosa e distribuída no tempo, ao longo dos últimos anos. Têm atirado dinheiro para cima do SNS; dizem que hoje há não sei quantos "mais médicos" e "mais enfermeiros" dos que existiam no serviço em 2015, data de chegada dos Socialistas ao poder. Se há, se é verdade aquilo que afirmam aos sete ventos, não se nota. Dá a sensação que os meios, quer humanos, quer físicos são cada vez menores, estão cada vez mais depauperados, está tudo em "burn out" como agora se usa dizer!

Gasóleo - subida vertiginosa

Tudo sobe, tudo dispara nos preços, nos custos que o consumidor tem que suportar.

Sobem as rendas, sobe o custo das casas, sobe o crédito à habitação, sobe o pão que há que pôr na mesa, sobe a fruta, sobem os legumes, sobe a carne e o peixe, sobe, sobe, será que nunca mais pára?

Para ajudar este estado calamitoso em que milhões de Portugueses estão submergidos, como se tivessem água até ao pescoço, vem aí, ou melhor, vai continuar a sua vertiginosa subida o preço dos combustíveis, mormente, o gasóleo que é o combustivel por excelência de toda a camionagem, quer seja de mercadorias, ou de transporte de pessoas. Anunciam-se mais 6 cêntimos por litro de gasóleo a partir da próxima Segunda Feira, o que a acrescentar às galopantes subidas das últimas semanas, vão atirar o preço deste tipo de combustível para níveis nunca vistos. Ora, como se sabe, se o transporte de tudo o que é mercadoria e que abastece os milhares de hipermercados e mercados, bem como o comércio local continuar esta louca e insuportável ascensão, também o preço dos produtos, a despeito dos preços proibitivos que já atingiram, vão continuar a subir, dificultando cada vez mais a vida de todos aqueles Portugueses que já começaram há que tempo, a apertar o cinto no que concerne à necessidade mais básica que existe, como seja o acto de comer.

A fome e a pobreza instalada que já molesta na carne e no corpo cerca de dois milhões de Portugueses, vai continuar a apertar, a estrangular até ao inimaginável. E, isto está a acontecer quando o Estado, através do Governo que nos desgoverna, tem um superavit de mais de 2.2 Mil Milhões de euros em cofre... Que loucura é esta que não impôe medidas, que não restringe preços, que não cria tectos máximos, que não exerce a função de regulador, que permite estas tão brutais assimetrias que enchem de ôca faladura tantas bocas cheias de fome?...