03 março, 2022

E a pandemia?...

O Mundo está em suspenso...

Os dois últimos anos foram - e vão continuar a ser -, de grande preocupação para a Humanidade, já que a pandemia a tanto obrigou. Por entre milhões de infectados e cerca de 6 milhões de mortes, eis-nos aqui chegados e já enfrentamos um novo mega desafio: a guerra declarada pela Rússia aos seus vizinhos da Ucrânia e a devastação que presenciamos devido ao efeito letal de misseis, morteiros e rockets...

É como se a pandemia se tivesse ido para terras distantes, tão distantes que só sobra, como preocupação maior a guerra. Não nos enganemos, porém. A pandemia está por aí! Ela está bem no meio de nós, por mais que tentemos alhearmo-nos dela. É bom que tenhamos esta realidade, quiçá, uma nova realidade bem presente nas nossas cabeças!


De volta às trevas

A Guerra está aí!...

Depois da invasão Russa sobre território Ucraniano, o mundo arregala os olhos de assombro, como que não querendo acreditar que tal possa estar a acontecer. Mas, infelizmente, já lá vão oito dias desta catástrofe humanitária!

Os Ucranianos estão, bravamente, a defender com unhas e dentes o seu território. Mas, é bom que tenhamos capacidade para o reconhecer: ao lutar como o estão a fazer, não defendem sómente o solo pátrio. Não! Defendem também a Europa, a União Europeia, defendem valores com os quais nos identificamos como, a liberdade, a democracia, a solidariedade, a ordem internacional estabelecida no Ocidente. Estão a lutar como Cossacos que são... Estão a lutar pelo direito a existir!

Putin acusa os Ucranianos de serem gangsters perigosos, de promoverem o neo-nazismo, de serem pouco menos do que perigosos ditadores que têm todo um Povo subjugado e que, por isso, há que os desmilitarizar, há que lhes roubar a identidade, há que lhes agrilhoar a vontade de serem livres e poderem decidir sobre o seu futuro. Putin, o embusteiro, o agressor, a "mão criminosa" que tem ordenado bombardeamentos a instalações civis, a escolas, a hospitais, a creches, Putin, o responsável mor pelo maior êxodo de pessoas deste novo século. Infelizmente, vai ficar na História pelas piores razões, pelos olhos metálicos, frios, destituídos de emoção... Vai ficar na História como responsável pela dôr, pelo sofrimento, pela separação de Pais e Filhos, pela vida desfeita de muitos e por rios de sangue de tantos mais...