10 setembro, 2010

Casa Pia, finalmente!...

O tragicomédia da "Casa Pia", trouxe condenações à luz do dia. Finalmente, embora esteja ainda aos tropeções com a passagem do Acórdão para fora das paredes do Tribunal - agora promete-se entrega do mesmo na Segunda Feira próxima -, eis que o julgamento "gerou" condenados, quando, e porque não dizê-lo?, a maioria dos Portugueses achava que tudo aconteceria sem nada de relevante para contar. Puro engano! O colectivo de juízes decidiu, julgou pela condenação de todos os arguidos, excepção feita à D.Gertrudes, da casa de Elvas.

Obviamente, teremos agora a interposição de recursos, novas achas para a fogueira, quiçá, novos julgamentos com novos factos, novas interpretações, novas inquirições..., quantos anos mais teremos que viver até se encerrar em definitivo este indecoroso capitulo da alma humana?

Mas, aconteça o que acontecer, as vitimas, os abusados, os que carregam consigo a cruz por que passaram, viram os responsáveis pela sua desdita serem formal e publicamente proclamados de "culpados".