30 junho, 2011

Natal em Junho, bem mais pobre!

Acaba de ser anunciado: metade do Subsídio de Natal vai parar aos cofres do Estado!

Digamos que, não é nada que não se esperasse já, mas havia dentro de cada um de nós a secreta esperança, que tal medida se não concretizasse. Infelizmente, tal não será possível e os portugueses com rendimento mensal acima do salário mínimo nacional, serão todos abrangidos.

É uma lástima que tenhamos que pagar do nosso bolso, o despesismo, a loucura consumista e desatinada, os ares de "grandes senhores", novos ricos da era moderna, dos políticos de pacotilha que nos têm governado nos últimos 20-30 anos. Chegamos aqui. Ao poço. Ao buraco negro do qual não podemos sair sem a ajuda de terceiros. Mas, para que tenhamos tal ajuda, são exigidas contra-partidas: que apertemos o cinto, que esmaguemos o orçamento doméstico, que poupemos, que se não gastem 10, quando não temos mais que 5. Se já há tantos portugueses em aflição, essa mesma aflição vai assumir contornos ainda mais violentos e difíceis de suportar.

Viaturas oficiais sem seguro!

As viaturas oficiais deste país, incluindo as da polícia, estão em mau estado de conservação, têm uma média de cerca de 12 anos de circulação e a maior parte delas não tem sequer, seguro!... O número total ascende a 71% de veículos nestas condicionantes o que é, deveras, preocupante. Quando recordamos que, algures no tempo e durante o ano que decorre, veio a conhecimento público que o governo de Sócrates tinha adquirido, à pressa, 920 viaturas novas, do tipo topo de gama, para substituir a frota de carros oficiais, não se compreende esta notícia. Vivemos ainda sob a influência de tempos idos em que tudo era possível; esperemos que nos tempos actuais, muitas destas incongruências orçamentais cessem e, possamos ver o país caminhar, finalmente, rumo a destinos bem mais sólidos.

Multado

Estou irritado, sumamente chateado por ter sido multado.
Fui multado por estacionamento em zona proibida, é certo, mas sem prejudicar quem quer que fosse, não obstruindo a passagem ou a normal fluidez do tráfego. Fui multado, de forma absolutamente arbitrária quanto à lucidez, à inteligência ou, o contrário de tudo isto, se quisermos. Não chateei, não obstruí, não prejudiquei, não impedi, não tapei, e, assim mesmo, fui multado. Se um qualquer "iluminado" a mando do chefe da Câmara, tomar a decisão de pôr parquímetros onde agora está uma placa de proibição, o que agora é preto e me custa dinheiro, passa a ser branco; ou seja, a fronteira entre o legal e a ilegalidade é uma coisa muito ténue...

Subitamente...

Angélico Vieira acenou à vida e partiu rumo à eternidade.
No adeus muitas vestes de branco, muitas flores, muitas lágrimas...
Sendo ou não um admirador - isso agora não interessa para o caso -, preste-se homenagem ao sorriso sempre presente naquele rosto, enquanto cheio de vida. Pelos testemunhos de quem com ele privava, parece ter sido um ser que irradiava alegria e boa disposição no meio de qualquer grupo em que se encontrasse. Se mais não houvesse para realçar, só esta forma de ser, e de viver, e de estar entre os outros, merece a nossa vénia de admiração. "Que estejas em paz e sorrindo, onde quer que te encontres..."

Grécia a ferro e fogo

A Grécia vive por estes dias, tempos conturbados de muita violência. Pela terceira vez este ano, os gregos levaram a cabo uma greve geral de dois dias. Lutam contra as medidas de mais austeridade anunciadas pelo governo, austeridade ainda mais feroz que a que já grassa entre os cidadãos, com cortes salariais de 20% na função pública e de 10% entre os pensionistas.

Sabe-se agora, que as medidas que implementarão sacrifícios ainda maiores entre a população, acabam de ser aprovadas pelo parlamento grego. Isto significa que, por agora, e devido a mais uma injecção de capital de 12 Mil Milhões pelo 'FMI', está adiado o anúncio de bancarrota no país. Mas, será que assim mesmo, os gregos vão safar-se?