19 dezembro, 2023

Tempo de NATAL

Estamos numa época muito especial para milhões de seres humanos. É Natal. É tempo de fraternidade, de aconchego, de Família, de solidariedade, de darmos as mãos uns aos outros. É tempo de, com um olhar, podermos acariciar a alma, podermos saciar a fome de carinho e de ternura de um sem-abrigo, é tempo de com um pequeno gesto, aliviramos a dôr e o sofrimento dos que, muito pouco, ou nada têm, para dar alimento aos filhos que padecem de fome, de agasalho, de um tecto que os acoberte do frio inclemente que faz lá fora.

É tempo de Natal, de dádiva, de partilha, de abraços sem fim. É tempo de, nem que seja por um bocadinho, pensarmos mais no outro do que em nós próprios. Sejamos melhores! Sejamos mais piedosos. Sejamos mais clementes e benevolentes. Enfim, sejamos gente!

Feliz Natal para todos, sem  qualquer excepção!

Auto-determinação de género - saber mais

Para memória futura e saibamos do que se fala 

Num artigo do SAPO/Executive Digest sobre a auto-determinação de género nas Escolas, que poderá ler dando uma clicadela no 'link' acima, voltamos uma vez mais ao assunto depois de o termos abordado aquando da sua aprovação na Assembleia da República, há uns dias atrás, por entendermos ser uma temática muito fracturante que virá trazer novos desafios, novas realidades, novas problemáticas à Escola Portuguesa, como se esta não estivesse já pejada de uma panóplia infindável de questões por, e para resolver.

À Escola tudo! À Parentalidade, à Casa, quase nada!

Os Pais concebem os meninos e, na maior parte dos casos, para desgraça desta Sociedade que somos, a Escola que faça o resto. Que os eduque, que os instrua, que os alimente, que lhes dê os livros, que lhes dê, nalguns casos, computadores, que os ature, que suporte as suas birras, ou a sua má criação congénita, que os proteja e os sinalize à CPCJ, quando disso fôr o caso, enfim, só faltava esta de a Escola ter que "criar condições, quando necessário", nomear um "Responsável" que receba os pedidos, os acompanhe e deles se encarregue, quando quem deveria fazer este acompanhamento (a CASA) há muito se demitiu dessa função fulcral e absolutamente essencial na "feitura" humana e social, que não só a estudantil!...

Mas, afinal, para onde caminhamos?... 

Esperemos para ver se o Presidente da República veta, como seria desejável, ou promulga e torna em Lei este diploma.