12 outubro, 2016

Trump, bye-bye!

Hilary Clinton está na frente das sondagens, em relação ao seu opositor, o Republicano Donald Trump.

Oxalá, para bem de Humanidade, que a presidência dos Estados Unidos seja conquistada pela primeira vez por uma mulher, pois tal facto, a acontecer, deixar-nos-á libertos de uma cabeça transtornada, de uma mente doentia e de um déspota e arrogante homem de negócios, que mais não sabe senão fazer dinheiro. Nem que para tal, tenha sido necessário uma fuga ao Fisco!

E, por falar em Escola...

Há mais uma pergunta que me assalta a mente e me incomoda sobremaneira, pois dá uma imagem muito triste do povo que somos: Será possível que neste tempo, neste século, neste preciso ano em que nos encontramos, ainda haja tanta Escola por esse País fora, onde as crianças, os alunos, os meninos e as meninas sejam acantonados, por uma qualquer e maldita teoria economicista, numa única sala de aula e aí agrupados, os quatro níveis do Primeiro Ciclo escolar, isto é, Primeira, Segunda Terceira e Quarta Classes juntas? Que trabalho pode um Professor fazer, quando ao mesmo tempo e num mesmo tempo de aula, tem que ensinar as vogais a um certo número de crianças, a numeração até mil a umas outras, contas de multiplicar e dividir a umas quantas e gramática às restantes. E, se neste acantonamento existir uma ou mais crianças com Necessidades Educativas Especiais? Bom!...

Espanta-me a passividade, a inoperância, a falta de indignação, a falta de protesto por uma tão aberrante e velha forma de transmitir o saber aos mais novos. Espantam-me os Pais de hoje que tão depressa são capazes de fechar escolas a cadeado, às vezes por motivos bem menores, e não se indignam, não se unem, não exigem um Ensino com um mínimo de qualidade para os seus filhos nos sítios onde  estas situações se verificam. Não há dúvida: para além de bons de bola, somos um povo manso!

Escola manca de auxiliares

O Governo anunciou a contratação de 300 auxiliares de educação para, segundo o mesmo, colmatar as necessidades imediatas.

Os Sindicatos daquela área de pessoal afirmam existirem cerca de 5.000 escolas onde se faz sentir a falta daqueles profissionais.

Não há dúvida que quando responsáveis do Ministério da Educação afirmam que o ano escolar 'arrancou sobre rodas' e está tudo a decorrer sem problemas, torna-se lícito que nos questionemos: Afinal, onde pára a verdade?