15 novembro, 2022

Mísseis caem na Polónia!...

Segundo as últimas notícias desta noite, dois mísseis caíram em território Polaco a cerca de 10 Kms da fronteira com a Ucrânia.

Intencional, para criar no Ocidente e Países da NATO alguma turbulência?

Mero erro de trajectória e, portanto, "acidente de percurso"?

Intercepção da defesa anti-aérea Ucraniana e estilhaços/bocados que voaram de forma desgovernada no espaço aéreo?

Qualquer que tenha sido o cenário, o certo é que provocou duas mortes em habitantes locais e deixa a Polónia e todos os restantes Países que integram a NATO numa situação algo perigosa, pois certamente que este cenário, a acontecer, estará já nos cálculos da Organização do Atlântico Norte e merecerá desta entidade uma qualquer resposta que já estaria preparada de antemão. O que o Mundo não sabe, é qual a resposta que virá a seguir.

De qualquer forma há que salientar que o Kremlin já reagiu, não-obstante ter efectuado hoje cerca de cem disparos de mísseis, afirmando que não efectuou qualquer ataque e que, a suposta acusação que lhes está a ser imputada, não passa de uma provocação deliberada. É uma situação recorrente a que temos vindo a assistir esta de afirmar que, jamais atacam edifícios civis, jamais atacam escolas, jamais atacam creches, nunca atacaram hospitais ou estações de caminho de ferro pejadas de gente, ou até, um celebérrimo teatro/ópera com milhares de civis abrigados no seu bojo... Que cínicos, que cruéis, que terroristas, que seres tão despojados da mais elementar ponta de dignidade humana. Que biltres!

Estamos numa expectante inquietude, sem sabermos que consequências advirão de mais uma atrocidade por entre as muitas que têm cometido. Aguardemos que impere o bom senso, e que a despeito de termos que demonstrar firmeza, essa dita firmeza nos não conduza para becos sem saída, para muros sem retorno...