06 junho, 2023

Escola - dia marcante

6A   6M   23D

Visto assim, desta forma desnuda e insensorial, não parece nada de especial, não parece conter em si mesma alguma mensagem que valha a pena descodificar...

Mas, e há sempre um mas, se virmos aquele conjunto de letras e números como dias, meses e anos, se virmos aquilo como o somatório de muitos quilómetros, de muita ausência, de muita lonjura da Família, de muita emoção, de um mar de sensações em que se choraram lágrimas de sofrimento, em que se verteram rosto abaixo lágrimas de saudade, em que se trabalhou árduamente, lá longe, sem um mínimo de condições no que concerne à estabilidade emocional, sem ajudas de custo por centenas de quilómetros feitos, pelo aluguer de quartos e o insuportável de ter que dividir o espaço em que se vive com alguém que desconhecemos... Sabe lá o sr. Ministro da Educação João Costa o que é a penosidade que carrega nas costas cada Professor? Pois assim mesmo, este homem teimoso, obstinado e muito cioso da "sua verdade", não acha mais que justo que os tais anos, meses e dias, sejam repostos, sejam contabilizados na carreira dos Professores. Não, ele acha que não!

Assim sendo, não passa de um muro intransponível, não é mais do que o avolumar de um problema que não tem solução à vista. Ou, sai João Costa e, com isso, talvez com um outro interlocutor, regresse a paz à nossa Escola Pública e haja possibilidade de negociar com esse novo "alguém", ou então, vamos continuar a padecer deste mal sem fim anunciado e a "penar as passas do Algarve". Até quando?

Tragégia e morte, outra vez!

Há mais uma tragédia a lamentar, tragédia de proporções ainda incalculáveis e fruto da mão humana. ou dito de outra maneira, fruto da maior bestialidade, do mais terrível e brutal desamor perante os outros, perante o nosso semelhante, o nosso igual. De que matéria, somos feitos afinal, quando somos capazes de tamanhas atrocidades?

Uma das maiores barragens da Ucrânia, nas margens do rio Dniepre, foi detonada com cargas explosivas durante a madrugada de hoje. Há dezenas de milhar de Ucranianos que têm de ser retirados das suas casas rapidamente, já que o volume de águas que jorra pela brecha aberta na barragem é avassaladora e vai ter consequências que ainda se não podem calcular neste momento.

É mais um daqueles actos bélicos, perante o qual se não hesita em qualificar como um crime de guerra que merecerá, quando chegar o tempo, castigo exemplar aos seus responsáveis.