13 setembro, 2021

Nós, por cá,... vamos andando!

Desde há uns tempos, ausente deste espaço, eis-me de novo, de volta à ribalta, que é como quem diz: de volta aos traços e rabiscos que fazem da escritaria em que me embrenho, um dos meus cantos preferidos de evasão e de reflexão.

Tanto tem acontecido nos últimos dias que me é deveras difícil escolher um tema que me sirva de rampa de lançamento a este naco de prosa.

No Afeganistão milhões de seres, especialmente crianças e mulheres sofrem de toda a espécie de agruras, desde a falta de liberdade à fome; Por cá, depois de Gouveia e Melo ter sofrido insultos públicos de uma pequena parte de ignorantes, eis que um Juiz(?) "ataca" de forma nada ortodoxa alguns agentes do corpo de intervenção da PSP; Para culminar este chorrilho de asneiras de Porugueses que o não sabem ser, eis que de novo, um alto Dignitário da Nação é enxovalhado com insultos e gritaria apopléctica, digna de um bando de gente menor, já que de outra forma não podem nem devem ser considerados...

Arranca hoje, precisamente hoje, o primeiro dia sem a obrigatoriedade do uso de máscaras na via pública. Pela minha parte, não vou abdicar de a usar sempre que me encontre na rua e em situação de me deparar com gente aglomerada!

Vem aí a Escola. O ano lectivo está a arrancar por agora, e a DGS ainda não pôs o preto no branco!!! No espaço escolar - sala de aula, corredores e recreio - a máscara é e deve continuar a ser obrigatória para o bem de todos: os que lá estão dentro - alunos, professores e auxiliares - e os que cá estão fora, com uma tónica especial, nos que estão em casa: a Família, os Pais e os restantes. Que a DGS se deixe desse ziguezaguear constante a  que já nos habituou com frases como: "...no recreio, o uso de máscara é altamente recomendável..." O que é isso do "recomendável? Deixem-se de tretas e assumam uma postura clara e sem equívocos! Chega deste faz de conta! Pagam-vos para serem mais assertivos e competentes!...