20 março, 2021

Amanhã de manhã...

Cerca de duas mil pessoas manifestaram-se hoje, em Lisboa, protestando contra as normas de confinamento a que todos temos estado sujeitos.

Sem máscara, na sua grande maioria, o que querem estes Portugueses com este tipo de protesto? O que almejam, o que têm em mira, o que querem da vida, o que desejam para o amanhã seguinte?

Esta gente já não recorda as imagens das Salas de Unidades de Cuidados Intensivos, pejadas de seres a agonizar entre a vida e a morte? Esta gente já não recorda as filas de cerca de 30 ambulâncias à porta da Urgência do Santa Maria, em Lisboa? E do Garcia de Orta, em Almada? E do Beatriz Ângelo, em Loures?

Esta gente já esqueceu os tempos em que tivemos mais de 300 mortos/dia para lamentar?

O que queremos, afinal, para amanhá de manhã?...

Asilo?

Serviço de Estrangeiros e Asilo

É tão aberrantemente triste o nome que vai ser dado a esta nova entidade que vai vigiar a entrada de cidadãos estrangeiros em solo Nacional que nos dispensamos de mais comentários.

Eduardo Cabrita, Ministro que tutela as polícias deste País, cavalheiro bem agarrado ao lugar e vaidoso da sua condição ministerial, acha que em vez de dar uma varredela monstra no que devia ser varrido, é bem melhor desmantelar a "força", diluir os seus efectivos por outras forças policiais e dar-lhe uma nova denominação que enferma de um mau gosto que até dá dó...

Lá vai o Mundo rir-se outra vez à nossa custa!

Manuela Ferreira Leite - 80 anos!

A conhecida comentadora de televisão, tem-nos cansado os écrans desde há um bom par de anos. Ora diz coisas mais ou menos acertadas, ora diz autênticos disparates. Claro que esta dicotomia tão evidente, terá algo a ver com todos e cada um de nós, pois como sabemos ninguém é igual a ninguém e, como tal, ora a vemos sob um determinado prisma, ora a vemos sob uma qualquer outra figura geométrica.

Vem isto a propósito de a referida senhora se ter pronunciado num canal televisivo de forma algo agastada e, manifestamente, contra a vacinação nas escolas do pessoal docente e não docente. Será que esta senhora não entende que todos os adultos que trabalham na Escola estão, também eles, na linha da frente tendo que conviver de perto e de forma continuada, todos os dias e a todas as horas, com centenas de crianças que, poderão, eventualmente, ser assintomáticas mas nem por isso, serão menos portadoras do vírus?

A certa altura, a senhora refere que Professores e Auxiliares se estiverem doentes metem baixa e, dessa forma estão am casa, protegidas... Por outras palavras: se estão na Escola, estão bem de saúde e, como tal, só se vacinam quando deixarem de estar, quando testarem positivo, quando, infelizmente, estiverem doentes. Ou seja: nada de prevenção, tudo na remediação. Depois de caír, depois de acontecer, trancas à porta, que aqui d'el Rei, roubaram a casa!...

Será que esta senhora, receia que haja professores e auxiliares que possam ser vacinados antes dela. Se calhar é isto que a faz perder a compustura do alto dos seus 80 anos.