18 janeiro, 2021

Urgência hospitalar a colapsar

Os Hospitais estão a rebentar pelas costuras.

O número de internados em enfermaria e em cuidados intensivos está a disparar todos os dias, à medida que o número de contágios por Covid-19 vai crescendo para cifras jamais esperadas, antes do Natal passado.

O "SNS" tem limites que já estão largamente ultrapassados e a "vida" dentro dos hospitais só é possível devido à constante reinvenção das equipas médicas, de enfermeiros e de membros da cadeia organizativa de cada uma das unidades. Tem sido e continua a sê-lo a cada hora que passa, um esforço heroico, um acto da mais pura abnegação e de grande superação humana.

Ajudemo-los e ajudemo-nos!

Tenhamos juízo!

Bando de egoístas irresponsáveis

Juntaram-se a Norte. Eram 170 pessoas. E decidiram fazer um jantar - nesta época?! - para apoiar o seu cabeça de lista.

A despeito do confinamento, não obstante todas as medidas restrictivas, ignorando em absoluto regras da mais elementar justiça social e equidade, esta gente juntou-se numa "comezaina" e num "bota faladura" que a mais não leva, senão a mais alguns infectados e, quiçá, algo mais que pode vir a acontecer nos próximos dias.

Que Deus os proteja, já que são ignorantes assintomáticos, mas se algo vier a acontecer, seria justo que o SNS lhes apresentasse os custos de toda a assistência de que, eventualmente, viessem a necessitar.

167 Andorinhas

Foram 167 nas últimas 24 horas.

Foram andorinhas que procurando outras paragens a Sul, fizeram um desvio e rumaram ao Céu.

Já cá não estão. Já não fazem parte da nossa vida colectiva. Já não têm registo individual na Conservatória do Registo Civil. Já não fazem parte da Segurança Social deste País. Enfim, foram-se e deixaram num mar de lágrimas todos aqueles que os amavam e acabam de os perder.

Que dia triste o de hoje, em que se bate mais um nefasto recorde.