07 outubro, 2023

Clima e estupidez

É uma constatação, triste e que parece não ter fim anunciado para as próximas décadas...

Ontem, visualizei duas situações lamentáveis, que passo a enumerar:

  • Um homem de cabelos brancos, cerca de 60-65 anos, num parque de estacionamento do Shopping Alameda, junto ao Estádio do Dragão, de regresso ao carro, abre a porta e tira do seu interior aquilo que me pareceu, uma caixa de cartão, do tipo caixa de sapatos, olhou-me nos olhos, revirou o olhar em volta e deposita a caixa de cartão junto a uma coluna da edificação. Sentou-se ao volante e "bora lá daqui para fora" antes que venha alguém e o chateie. Fiquei atónito com tal comportamento, numa altura em que se brada aos quatro ventos toda uma preocupação ecológica para com o planeta, que bem deveria ser colectiva.
  • Dando uma volta a pé para desentorpecer e fazer algum exercício, cirandei nas imediações do já mencionado Estádio do Dragão, onde 48 horas antes tinha havido um Porto/Barcelona para a Champions League. Fiquei, uma vez mais, assarapantado com a quantidade de embalagens vazias de sumos com dizeres espanhóis... Nitidamente, "l'affición de nuestros hermanos" veio apetrechada com lancheira, mas não se coíbiram de lançar para o chão todas as embalagens vazias... Quem vier atrás que feche a porta, assim deve pensar este tipo de cidadãos.

Com exemplos destes todos os dias, ao virar de cada esquina, surgiram nos dois/três últimos dias activistas dum movimento denominado "climáximo" a protestar, veementemente, contra o poder político e o poder dos grandes grupos económicos, no sentido da diminuíção drástica de combustíveis fósseis. Até aqui, tudo bem! A asneira, pois passam da razão para a palermice num ápice, está em pintar fachadas de edifícios com cores berrantes, ou a partir as vidraças gigantescas desses mesmos edifícios. Assim não! Isto não é protesto! Isto é agressão, isto é despropositado, isto é criminoso, isto atenta contra o património alheio e, portanto, deve ser criminalizado.

E assim vamos andando, sabe Deus até quando. No meio da asnice preguiçosa e indolente de tantos e dos exageros de uns quantos, que bem melhor estariam se outras formas de protestar engendrassem. 


Israel vs Palestina

Mais uma guerra deflagrou hoje às primeiras horas da manhã.

O grupo terrorista Hamas que lidera a guerrilha que mantém com Israel desde há uma eternidade, "despejou" cerca de 5.000 rockets dirigidos ao estado Israelita, matando desde logo cerca de 100 pessoas e ferindo outras 700. Evidentemente, tal atitude já teve resposta da parte Israelita, havendo já a lamentar entre os Palestinianos cerca de 200 mortes civis, para além de um número não especificado de feridos.

Estalou mais um cenário de guerra apocaliptica em que se irão perder vidas e mais vidas de gente que nada fez para sucumbir a tais actos tão vândalos, quanto criminosos.

Este Hamas tem ligações umbilicais com o Hezbollah, grupo Islâmico Xiita, do Líbano, sendo que este último detém um arsenal bélico temível, muito facilitado pelo Irão, país fornecedor de "lenha" para estas sucessivas fogueiras em que a Humanidade se vai queimando em lume brando.

É mau para o Mundo! É mau para a Humanidade! É mau para os mais frágeis, que são os primeiros a pagar com a própria vida, estes desvarios de meia dúzia de alucinados. É mau para a Ucrânia que vai ver a ajuda Norte Americana substancialmente diminuída, pela ajuda que estes não deixarão de dar aos seus aliados de sempre, os Israelitas. E, por último, é mau para os vindouros que vão encontrar à sua chegada a esta vida, um planeta cada vez mais exaurido, mais delapidado, mais frágil, mais perto da ruína e da sua consequente extinção...