21 setembro, 2022

António Variações/Marisa Liz

Ouça aqui Marisa Liz, Guerra Nuclear

É tão actual!

40 anos depois do seu desaparecimento, eis que os herdeiros do António Variações, em boa hora decidiram prendar-nos com mais um dos seus maravilhosos temas. "Guerra Nuclear", assim se denomina este brilhante poema que mais parece ter sido uma premonição do grande Variações em relação àquilo que pensava da vida e de tudo o que ainda estava para vir.

É brilhante a letra, é magnífica a música, tudo está em consonância perfeita quer na beleza rítmica, quer na melodia harmoniosa, quer na ideologia que subsola todo o tema, dando-nos a ideia de que o Artista de corpo inteiro, o imortal António Variações, estará sempre presente nas nossas vidas pela sua inegável classe, pelo testemunho que nos perpassa de que, afinal, ele subsiste entre nós tal é a força e capacidade das suas palavras.

O arranjo musical é soberbo, o videoclip é magnífico e a voz escolhida para dar vida a este tão singular, quanto poderoso e actual tema, é o da grande Marisa Liz que lhe empresta toda a sua genialidade para fazer uma interpretação digna de si própria mas, e também, ao estilo do inigualável Variações. Há como que um grito pungente que brota das suas entranhas, sendo que este grito é contido, ora silenciado, ora balbuciado. Em suma: Magistral! 


Autorias: Letra e Música - António Variações.

                Interpretação - Marisa Liz

                Arranjo musical - Moullinex.

O Mundo à espera que se vá...

A mensagem de Vladimir Putin demonstra bem o estado de desespero em que o mesmo se encontra.

Na mais que provável hipótese de não vencer a guerra que ele mesmo encetou contra a vizinha Ucrânia, vê-se que a este mensageiro das trevas nada mais resta, senão a fuga para diante... E, tal fuga passa pela convocatória de mais 300.000 homens para engrossar as fileiras do seu exército invasor. Pelo caminho, na dita fuga, ainda deixa o aviso que se permitirá usar todas as armas que tem ao seu dispôr, inclusive, as nucleares para "defender o seu Povo e o seu território..."

Mas, defender de quem? Quem o atacou, a ele, ou ao Povo Russo? Será que este ser psicótico, deslumbrado de si próprio, disfarçado de Czar dos tempos modernos, não enxerga diante dos seus olhos o básico, o essencial, o que todo o Mundo vê? Se alguém ameaçou e atacou alguém, se alguém invadiu um Estado Soberano e independente, se alguém tem as mãos tão sujas de sangue que jamais conseguirá apagar tal memória de destruíção e morte do seu historial, esse alguém é Putin e os seus correlegionários!...

O estado de cegueira mental e intelectual a que chegou, não deve permitir a sua continuidade à frente dos destinos da Federação Russa por muito mais tempo. A generalada que o suporta, que o sustém no pedestal, poderá fazê-lo cair a qualquer momento. E, que bom seria para os Ucranianos e para toda a Humanidade em geral, se tal derrube viesse a concretizar-se tão rápido quanto possível, de forma a evitarem-se mais mortes, mais derramamento de sangue e mais desgraça.