12 junho, 2009

O Presidente falou,...!

No discurso presidencial do 10 de Junho, a Nação assistiu ao "recado" de um Homem sério, de rosto afivelado num rictus de crispação e preocupação. E creio que a Nação entendeu, percebeu perfeitamente a mensagem e quem eram os destinatários. Oxalá estes, entendam também a mensagem, o seu conteúdo, e se abstenham de cometer uma loucura que empenhará o nosso futuro e o dos nossos filhos.

"Derrapagens"?

241 Milhões de Euros!!!
Foi quanto o Estado Português pagou, ou está a pagar, pelas derrapagens verificadas em 5 obras públicas.
Derrapagens ou incompetência e irresponsabilidade de quem está à frente de tais obras?
Num País onde se fazem tantos "estudos", tantos "levantamentos", tantas "auditorias" e onde se pagam a auditores, sociedades de advogados ou sociedades técnicas privadas montantes de milhões e milhões de Euros, então não se consegue antes do início de uma obra, um estudo como deve ser, ou seja, através do método cientifico, estipular fases temporais para os diversos sectores de uma obra e calcular os custos das matérias primas envolvidas para, assim, se concluir com relativa precisão, qual o custo final de uma obra?
Vai ser criado um Observatório de obras públicas. Para quê? Vai "comer" uns milhões por ano e fazer constatações dos erros após o seu cometimento. Não é mau que haja uma entidade a fiscalizar e a apontar os erros, mas depois destes acontecerem, de que adianta?
O necessário é criar leis que punam severamente os responsáveis pelos projectos, pela sua aprovação e pelo seu acompanhamento até à ultima etapa. E, se houver atrasos, se houver custos acrescidos, se houver algo que saia fora do "caderno de encargos", então penalize-se este cavalheiro, peçam-se-lhe responsabilidades e, se for caso disso, castigue-se até à última consequência: Agora, continuarmos a assistir a este esbanjar do erário público, para além de nos desgraçar, de nos empobrecer, de nos atirar para a cauda da Europa, continuará a deixar sempre a pairar, a suspeição, a ideia de que, infelizmente, há sempre alguém a "aproveitar-se " indevidamente do que não lhe pertence.
Façam-se Leis para estes Senhores, está bem, meus Amigos?

Já voltou ao "antigamente"

Estamos tristes! Estamos cinzentos e sem talento! Estamos sem garra, sem chama, sem a alegria de tempos recentes! Estamos outra vez, agarrados à maquina de calcular, dependentes do resultado dos outros, estamos na 'corda bamba', como era nosso hábito. Claro, já toda a gente percebeu; estamos a falar da nossa selecção de futebol.