24 março, 2024

Luís Montenegro...

O homem foi indigitado como Primeiro Ministro pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

As reticências que deixamos no título da mensagem têm a ver com a margem alargada de incerteza com que Montenegro vai governar. O PS e o Chega, bem como a IL não vão deixar de meter grãos de areia na engrenagem da governação, de forma a que a mesma sofra os seus percalços, que é como quem diz, vamos ter instabilidade que chegue, que nos obrigará a encarar o futuro com alguma parcimónia e desconfiança, quanto ao dia imediatamente a seguir.

Enfim, nada que se não esperasse pudesse acontecer, diante dos cenários que na pré-campanha nos foram dados a observar. Logo veremos do que é que o homem é capaz para podermos aquilatar do seu real valor, ou falta dele!

Princesa Kate e a hipocrisia

Tem estado doente. Tem estado ausente dos "grandes palcos" da representatividade de deveres da Coroa Britânica. Manteve-se afastada e em silêncio por um período de tempo, que tinha entendido, de acordo com o marido e restantes membros da Casa Real, como necessário para se recompôr e reaparecer com um mínimo de "bem estar" estampado no rosto... Não lho permitiram! Nem os jornais, nem as televisões, nem sequer os súbditos, que mais pareciam um bando de coscuvilheiras, tentando com terríveis bicadas malévolas, levá-la a vir a terreiro dizer tim-tim por tim-tim, o que se passava com ela...

Aventaram "mal-estar" entre o casal, aventaram traição conjugal quer dele, quer dela, aventaram, até, a sua morte, arranjaram a foto de uma sósia oportunista que ganha a vida fazendo aparições pelo mundo, que levam à confusão, mostraram a foto de uma aristocrata Britânica, que seria, eventualmente, concubina dele... Enfim, nós somos assim! Mauzinhos, mal-formados, bisbilhoteiros, metediços na vida dos outros... Agora, que a própria veio à cena proclamar a enfermidade de que padece, viramos todos uma data de hipócritas e desfazemo-nos em preces e votos de rápidas melhoras...

Dia de luto na Rússia

Um grupo terrorista, alegadamente, gente do estado islâmico, perpetrou na passada Sexta-Feira, um abominável ataque numa sala cheia de gente que assistia a um concerto de uma banda pop local.

Debaixo de uma saraivada de balas de armas automáticas, vulgo metralhadoras, 4 homens ceifaram a vida, a esmo, de 133 pessoas, causando ainda mais de uma centena de feridos, alguns em estado grave. Há ainda a salientar, que os grupos de socorristas procuram nos destroços do espaço, que ficou reduzido a um monte de escombros depois de os atacantes terem provocado um incêndio, por sobreviventes, já que há gente ainda  desaparecida.

Uma monstruosidade que ninguém merece sofrer, já que o ataque é feito sobre população civil, que não deveria ser responsabilizada desta forma tão terminal, pelos erros diplomáticos e políticos de meia dúzia de eleitos que mais não fazem senão erros crassos que levam a estas manobras de retaliação. Enfim, como sempre, é o cidadão anónimo e comum o primeiro a padecer destes horrores bélicos.

Era bom que Putin para além de homenagear os seus concidadãos mortos, se lembrasse da mortandandade e da debandada infligida ao vizinho Povo da Ucrânia, que parece não mais ter fim...