04 janeiro, 2013

Banif, a desgraça continua

BANIF recebe injecção de capital de 1.100 Milhões de Euros do Estado português. Mas o estado português somos nós todos e, eu não me lembro de ter metido parte do meu dinheirinho naquele banco.
Mais uma vez, o Governo ajuda os banqueiros, os administradores, os gestores dos meios financeiros, que mais não são que os verdadeiros coveiros do estado caótico a que chegamos, em termos de dívida pública.
Assim é fácil: a coisa começa a descambar, emprestaram dinheiro a quem não deviam (vulgo amigos, afilhados e outros interesses privados) e quando a barca mete água, eis que aparece a benção salvadora que  mais não é que a soma dos nossos impostos. Sacrifícios, cortes cegos, roubos de igreja, tudo nos é imposto em benefício de meia dúzia de chico-espertos. Para quando a coragem de acabar com este estado - miserável - de coisas?
Ah!, para que conste:
Com tal injecção o estado passou a deter 61% do capital do banco;
bizarramente, tal maioria não lhe confere mais que 49,4% do poder de voto. Ou seja, somos maiores para pagar, mas continuarão a ser os privados a decidir para onde irão os nossos dinheiros. 
Isto não é de loucos? Não andam a brincar com todos os portugueses?

Bem-vindo!

2013 aí está!
Novo Ano, novas virtudes, novas esperanças, novo fôlego..., pecados velhos.
Dizem que vai ser complicado, que vai ser um "ai Jesus", que agora é que vão ser elas!
Aguardemos com moderado optimismo e grande dose de esperança, tendo fé que somos capazes de subir montanhas a pique, que no fim nada de terrível acontecerá.
Já agora, Bom Ano a todos!