12 novembro, 2015

Centros Escolares, qual a vantagem?


Há Escolas onde, infelizmente, reina a mais absoluta desumanização no que concerne à relação Alunos/Pessoal/Professores/Encarregados de Educação. E tal fica a dever-se ao tamanho XXL dos novos Centros Escolares. Criaram gigantescos nichos que albergam muitas centenas de crianças das mais variadas idades, desde as mais tenras até aos adolescentes, onde a despersonalização, o desconhecimento uns dos outros, a ausência da mais elementar regra de companheirismo e amizade, os coloca nos antípodas uns dos outros, ignorando-se em absoluto, movimentando-se num pequeno grande "mundo" onde não têm raízes, onde não existe a mais pequena amarra que os ampare, que os sustente em tal ambiência.

Os Pais, os Avós, esses tal como os filhos, são às centenas quer manhã cêdo, quer no fim do dia escolar. Atropelam-se, acotovelam-se e, às vezes, imagine-se, agridem-se verbalmente na ânsia de se escapulirem dali o mais rápido possível. Chamam a Jessica, vociferam com o Leandro, invectivam o Igor, gritam com a Leila no intuito de que aqueles no funil em que se torna a saída, subam pelas costas uns dos outros, no mais absoluto desrespeito pelas mais elementares regras de sã convivência.

Assim se degrada, assim se baixa à qualidade, assim se transforma a Escola num autêntico armazém de crianças, onde os Pais despejam os filhos e onde ninguém se preocupou ainda, em saber qual a vantagem destas mega escolas por comparação com aquelas outras, onde existem 8-10-12 turmas e onde todos os Professores, todas as Auxiliares conhecem todos os Alunos e respectivos Pais.

TAP e Tapezinha

A SER VERDADE, QUE MAIS RESTA SENÃO A PRIVATIZAÇÃO?

O artigo que se encontra no 'link' acima é do Expresso, logo, fonte mais que fidedigna. Nele se descreve o estrangulamento de Tesouraria da TAP, afirmando-se categóricamente que, sem entrada de dinheiro fresco JÁ, a companhia não terá sequer fundos para pagar salários e combustíveis às petrolíferas no final do mês corrente. Perante tal cenário de catástrofe financeira iminente, pergunta-se àqueles que se opõem: O que vos vai na cabeça, o que vos ensombra o pensamento, o que vos escurece e tolda a visão para não verdes o que está à vista de todos?