01 novembro, 2020

Economia 1 - Pandemia 0

A montanha, tal como se esperava, pariu um rato. Uma mão cheia de nada, foi aquilo que a comunicação ao País pelo Primeiro Minsitro António Costa nos deixou ontem. Um sabor amargo de frustração anunciada, já que as medidas sabem a pouco. Deixa-se nas mãos de todos e de cada um de nós o sucesso das medidas, mas, desengane-se Sr. Primeiro Ministro, mais de "metade do nós" é estouvada, é desequilibrada, é capaz do pior no que toca a comportamento social.

Preconizam-se algumas medidas e ressalta-me uma que me provoca espanto: "...determina-se que, nos concelhos sujeitos às medidas especiais, se recorra ao teletrabalho..." Ora bem! Nos ditos concelhos há escolas, há milhares de alunos e centenas de professores e auxiliares... Então, toda esta gente não está a trabalhar? Será que esta gente está nas escolas a lazer, será que para lá vão todos os dias de ânimo leve?

Os professores e auxiliares estão todos os dias metidos em salas de aula com 26/27 alunos..., alunos que, na sua maioria são leves de preocupação, são leves nas suas atitudes, são leves no seu posicionamento de grupo. Chegam à escola em autocarros cheios, agrupam-se em amena cavaqueira com abraços à mistura, bebem água duma mesma garrafa, encatrafiam-se numa sala separados pelos centimetros possíveis...

Sr. António Costa, os próximos surtos acontecerão nas Escolas, tome nota!