23 maio, 2014

"Eu fiz tudo o que estava ao meu alcance..."

A frase em título é a frase mais dita, é a frase slogan, quase se poderia dizer ser a frase "mote de campanha" de um homem bizarro, de um sonhador, de um tecnocrata de pacotilha, capaz de hoje dizer branco, e amanhã dizer preto.

Vá lá, vá lá, adivinhem só de quem se trata?... Pois é, é isso mesmo: José Sócrates, pois então!

A populaça a reinar e os meninos a brincar...

Somos um povo estranho. Constituímos um grupo social emaranhado, cheio de nós no cérebro, cheio de entranhas esquisitas, capaz do melhor e do pior.

Veja-se o vozear da populaça à porta do tribunal na apresentação de Baltazar, o Palito, à justiça: uma salva de palmas! Claro que só é possível(?) entender tal procedimento com o "baile" que o tal Palito deu às autoridades por cerca de quarenta dias. Foram cavalos, foram cães, foram polícias artilhados como se de um motim se tratasse, foram carros e toda uma logística absolutamente impensável para a captura de um só homem. Por tudo isto, não entendo as palmas (o homem matou duas pessoas e tentou a morte de mais duas) mas, creio que o povo o fez no único intuito de gozar com a (des)ordem instalada. De qualquer modo, o momento da apresentação a tribunal deveria ser bem mais contido e com postura bem mais séria, perante a gravidade dos factos imputados ao até há bem pouco, foragido.

Políticos, motivo da descrença

Para memória futura.

Deveriam utilizar o tempo de campanha eleitoral para elucidar, para fazer passar a sua mensagem, para nos informarem, para que soubéssemos, enfim, o motivo da nossa deslocação às assembleias de voto no próximo dia 25 do corrente. Mas, não! Não fazem senão lavar roupa suja, senão insultarem-se mutuamente, senão apoucarem-se perante a nossa estupefacção, perante a nossa incredulidade. Já pouco nos resta de margem para acreditarmos na eficácia destes personagens que mais não visam, senão o proveito próprio.

Pois, para todos aqueles que como eu - e desconfio que seremos alguns milhões nesta situação -, não conheçam bem a postura, o porquê de lá estarem e porque nos devemos preocupar porque lá estão, eis através do 'link' em epígrafe, um artigo que diz mais, do que uma semana inteira de comícios e manifestações onde não nos facultam nada de novo, para que possamos aumentar o nosso nível de conhecimento.