30 março, 2022

Qatar, aí vamos nós...

A Selecção Nacional de Futebol vai estar no Mundial a realizar no Qatar.

Fruto de duas vitórias sobre a Turquia e a Macedónia do Norte, eis-nos de malas feitas para o grande evento da bola mundial.

A rapaziada até fez dois bons jogos. Personalidade, classe individual da maioria, uma grande vontade de atingir aquele palco, que para muitos será como que o trampolim para a continuidade da carreira em emblemas mais poderosos, financeiramente falando, o que mudará a vida, e de que maneira!, de quase todos eles.

Quanto a expectativas, Fernando Santos diz que quer ser campeão do mundo. A verdade é que, 2016 e aquele campeonato europeu conquistado, e a forma como o foi, são difíceis de repetir. Mas, acreditar, ter uma fé inabalável nos miúdos, não ofende, não é verdade? 

Ah!, já agora: vi por aí escrito num qualquer meio dos nossos "mass-media" que o Mundial se vai realizar no Catar! Quem assim redigiu, valha-nos Deus, precisa é de ir catar o gato, está bem?

Cruz Vermelha Internacional

Atacaram, bombarearam, destruíram um edifício da Cruz Vermelha!!!...

Nunca, na História da Humanidade de que constam os actos de guerra, as maiores atrocidades bélicas perpetradas por humanos contra humanos, se tomou conhecimento de um acto tão hostil, tão vil, tão medonho. A Cruz desenhada, pintada, impressa a vermelho sobre um qualquer edifício, ou sobre uma qualquer lona de um qualquer hospital de campanha, sempre foi sagrada, sempre foi respeitada. Os obuses, os rockets, os mísseis, poderiam ser disparados sobre uma qualquer outra zona, mas, jamais, para cima de uma instalação da Cruz Vermelha!

Ali há feridos em combate, ou com origem em zonas de guerra. Ali há gente que luta para se manter vivo. E, há gente que luta - médicos, enfermeiros, voluntários - para os manter vivos e com cuidados mínimos até poderem ser transferidos para outras unidades de rectaguarda, bem mais seguras. Desde que me conheço, que Cruz Vermelha e suas instalações, são como que lugar sagrado, zona neutra, mesmo que esteja no meio duma cena de guerra.

Infelizmente, tal imagem de um certo "saber ser, saber estar" acaba de caír por terra. Já nada é como dantes! Vale tudo, mas mesmo tudo, para comer o pão do outro!

Malvado Putin e sua legião de generais e outros que tais, que não passam de seus meros lambe botas, capazes das maiores atrocidades.

Combustíveis, até onde?...

Foi hoje empossado o novo Governo de maioria absoluta do Partido Socialista.

Por entre os discursos da praxe, de muitas Excelências para cá e para lá, de algum oportunismo político, que a hora é de safra, também houve o já estafado auto-elogio em que somos mestres, na arte de deturpar, de tornar o mau em bom e vice-versa.

Entretanto, e com o mundo em convulsão devido à pandemia, à guerra na Ucrânia, à crise económica e social, eu diria, quase sem precedentes, os combustíveis trepam, trepam até valores nunca vistos, valores que vão agudizar, e de que maneira, a vida humana.

Vamos ficar todos mais pobres! Todos! Não nos enganemos. Tirando aqueles 10, 15, 20, 50.000 portugueses que estarão a ficar cada vez mais ricos, os restantes, todos nós, estamos a ficar mais pobres!

Gasóleo, gasolina, electricidade, gás e por arrasto, todos os produtos de consumo humano e animal, desde o pão à água, tudo está a disparar, tudo está a subir vertiginosamente...

Era bom que o Governo agora empossado, pusesse um freio, criasse um tecto máximo acima do qual, os combustíveis não pudessem subir. Se assim não fòr, vamos deixar as gasolineiras, as refinarias a ganhar milhões em cima de milhões, bem como o próprio Estado que está, imoralmente, a amealhar somas astronómicas provenientes dos impostos sobre os tais muitos milhões. Haja decôro! Haja decência! Haja vergonha para estancar esta verdadeira hemorragia de que padecem os mais necessitados.