18 junho, 2023

Roberto Martinez, um Senhor!

Jogou-se ontem o encontro de futebol entre Portugal e a Bosnia. Para nossa alegria, os nossos rapazes deram um show de bola aos adversários.

No entanto, hoje, não venho dissertar sobre futebol. Não! Desta vez, apetece-me enaltecer o nosso Selecionador Nacional da bola que rola nas quatro linhas, Espanhol de naturalidade, que faz questão, em tão pouco tempo à frente dos destinos da nossa Seleção, de bem falar a língua de Camões, o que nos deixa, senão a todos, pelo menos a mim, em particular, extraordináriamente feliz por ver um tal exemplo de profissionalismo e respeito para com todos nós. Nas conferências de imprensa, antes e depois do jogo, Roberto Martinez exprimiu-se num Português que faz inveja a muitos dos naturais deste País, tal é a sua desenvoltura linguística. Parabéns a este Senhor, um verdadeiro cavalheiro para com as gentes e a cultura Lusas.

Nos antípodas do elogio deixado acima, está a triste figura dum canal televisivo que fez questão de legendar toda a comunicação de antevisão ao jogo de Roberto Martinez, não nos deixando extraír mais que duas ridículas conclusões:

1 - É, no mínimo, pouco simpático para com o Selecionador este tratamento, pois acham que aquilo que ele fez é coisa pouca, e como tal, toca a fazer a tradução, não vá o Homem dizer alguma atoarda. Para que conste, há que repetir, ele fala melhor Português que muitos Portugueses que por aí cirandam...

2 - Devem imaginar que todos os espectadores são algo burrinhos e pouco letrados, pois embora o Homem tenha, naturalmente, o seu sotaque próprio, acharam que não seriamos capazes de entender a mensagem no seu todo.

Em suma, ó televisões desta terra: deixem-se de legendas a este Senhor pois ele, sem dúvida, anda a estudar Português e deixa bem claro, que tem os trabalhos de casa em dia.