16 setembro, 2024

Portugal em chamas

O País está a arder...

Fogos descomunais em Oliveira de Azeméis, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha, Águeda, também em Canas de Senhorim e Nelas, no distrito de Viseu, ainda em Baião, Vila Pouca de Aguiar, com fogos de caracteristicas nunca vistas, são só os mais graves dos cerca de 26 incêndios que lavram neste fatídico dia de hoje

Desde 2017, ano marcante daquela tragédia imensa em Pedrógão, que se não constatava uma situação tão grave quanto a que agora se vive. Estão anunciadas condições climatéricas semelhantes às de hoje para os próximos dois dias. Resta-nos aguardar que os bravos e heroicos corpos de bombeiros façam o tal milagre que todos aguardamos. 

Vidas, casas, carros, oficinas, fábricas, são modos de vida que se acabam, que se transformam. Há gente que desaparece para todo o sempre e há gente cujas vidas não mais serão aquilo que eram.

Desde 2017 para cá, parece não termos aprendido rigorosamente nada no que concerne a esta variante das nossas vidas. Infelizmente, somos assim, frágeis no sofrimento e fracos na ordenança!