14 agosto, 2011

Europa a falir!

A Crise fez isto, gerou aquilo, envenenou o sistema, atira todos os dias milhares para o desemprego, empobrece países, dilacera economias, abana os fortes e desgraça os fracos, os frágeis, os indefesos. A crise..., a crise, e mais crise e sempre a crise!...

Há coisas que não se explicam, não se percebem, simplesmente, aconteceram! E, não podiam ter acontecido. "Jogatanas" bolsistas, com especulações umas em cima doutras, crédito mal parado aos biliões para ajudar, pelo facilitismo, ao endividamento geral e para encobrir mega desvios dos senhores da finança. Obras públicas sem fundo, fundações ao molho a beberem milhões e empresas municipais que "servem para quase tudo", também elas, verdadeiros sorvedouros da riqueza gerada por quem trabalha, não chegam para explicar tudo...

Onde estão os responsáveis, os encobridores, onde estão todos aqueles que deveriam encher alas inteiras das cadeias portuguesas? Porque não existe (ainda) uma Lei que puna severamente quem conduziu o nosso futuro para esta encruzilhada, que só Deus sabe, a que 'vale de lágrimas' nos levará?

Todos os dias as notícias nos falam que o mundo, e  a Europa, em particular, vai de mal a pior. Vamos passar por tempos ainda mais difíceis. O triste, o medonho disto tudo, é que estamos a pagar, e mais pagaremos ainda, sem que saibamos muito bem, porque pagamos, onde é que erramos?

Futebol, gerador de paixões

Começou na passada Sexta Feira mais uma época da "lusa bola". E, começou com surpresa, já que o Benfica não foi além de um empate a duas bolas frente ao recem-promovido Gil Vicente, de Barcelos. Ontem, Sábado, o Sporting não fez melhor, empatando a um golo mas com a agravante do resultado ter sido consentido na toca do Leão. Hoje, F.C.Porto e Vitória de Guimarães jogam entre si na cidade berço, reeditando a final da Super Taça ganha pelo clube da Invicta.
Esperemos pelo final deste jogo para ficar a saber se, como em épocas anteriores, os Dragões começam o campeonato com vantagem cedida pelos adversários mais directos.
De qualquer modo e tendo em consideração que o Futebol arrasta multidões, façamos votos para que jornada a jornada, ganhem os melhores e para que a educação, o civismo e o respeito de todos por todos sejam os valores que pautem a época 2011/12.