17 setembro, 2018

Assunção Cristas, "já tamos habituados"

Há dois ou três dias atrás, Assunção Cristas disse uma enormidade, mais uma, das muitas em que é fértil. Infelizmente!

Pois o que disse a senhora, de visita a um qualquer lugarejo desta nossa terra, sintetiza-se assim: que o essencial, o que mais enche de preocupação a sua cabeça, o mais importante do momento que ora se vive no combate político, é o afastamento, a queda de António Costa...

Que vazio, que deserto, que aridez ideológica a desta personagem da nossa cena política. Não, não é o salário mínimo de milhões de Portugueses, não é a saúde e a guerrilha instalada com greves anunciadas de enfermeiros, não é a educação onde faltam professores, auxiliares e livros, não são os comboios e a CP, enfim, o que a preocupa é o afastamento do Costa. Cabeça pequenina...

P.S.P versus I.P.O.

Ando na rua, na estrada, nas avenidas e rotundas deste nosso País e pasmo de tristeza com o que vejo, com aquilo que não entendo ser possível acontecer, mas que, infelizmente, acontece a cada esquina.

Refiro-me à pouca ou nenhuma preocupação com que o ser  humano continua a tratar este planeta, conspurcando-o a toda a hora,  a cada instante, sem que se vislumbre autoridade capaz de pôr cobro a este deplorável estado de coisas.

Os fumos e gases de escape de alguns automóveis e motorizadas, bem como, de alguns autocarros dos transportes públicos (vulgo, Valpi e Gondomarense) são verdadeiramente atentatórios das mais elementares regras de civismo, de educação, de respeito pelos outros e, pior do que tudo, de respeito pela preservação e conservação do meio ambiente que não é meu, não é de ninguém em particular, mas é de todos!

Não entendo como tantas viaturas "passam" na inspecção periódica obrigatória de veículos, assim como não entendo também, a mão branda das autoridades policiais que tanto deveriam ver e tão pouco actuam neste contexto.

É pena que assim seja! Haverá sempre alguns que acham que podem tudo, que nada lhes é exigido, que afinal, a legislação até existe e prevê coimas pesadas para os infractores, mas, isso não é problema deles, é lá com os outros, e os outros que se amanhem! Enquanto assim fôr, este planeta caminha para o abismo dos ciclones, dos furacões, dos tsunamis... Oh, idiotas que somos, quando é que vamos acordar?

Sporting, bem-vindo!

Finalmente, a paz!...

Com a tomada de posse do novo Presidente Frederico Varandas, augura-se que o clube do Leão entre, finalmente, nos carris da concórdia, numa nova era de mais esperança, de maior diálogo e de maior respeito pelos valores que sempre pautaram o passado, não muito distante do glorioso Sporting.

Para bem do futebol português e do futebol em geral, oxalá se proceda à purga definitiva dos males que tanto "empobreceram" os verde-brancos e se concretize a expulsão, em definitivo, dos elementos que tantos vendavais provocaram, forçando o clube a viver o período mais negro do seu tão vasto e rico historial.