22 junho, 2009

Quem tudo quer, tudo...!

Os números do desemprego continuam a crescer... todos os dias!
De mês para mês, bate-se mais um recorde e por analogia com o período homólogo de há um ano atrás, os números pioraram + x%.
Terrível realidade esta que ensombra não só o País, mas o rosto de muitos portugueses, em cujas mesas a fome, passou a fazer-lhes companhia.
Bem isto a propósito da posição tomada pelos trabalhadores da Auto Europa.
Não abdicaram de € 150,00 anuais e com isso, há muitas probabilidades de serem despedidos cerca de 250 trabalhadores contratados. Ou seja, faltou aos trabalhadores que integram o quadro de efectivos daquela unidade industrial a necessária solidariedade social para com os colegas contratados a termo certo. Será que acharam que desta forma se veriam livres de 250 adversários? Se assim entenderam, erraram rotundamente, e talvez paguem caro demais tal desmedida ambição, tal usura, tal medo do "papão" que agora, sim, lhes poderá engolir o seu próprio naco de pão.
Ao hostilizarem a administração com o seu "não alinhamos", ficaram nas mãos dela e sujeitos ao que a mesma quiser fazer. E, se os alemães - na fábrica mãe - decidirem deslocalizar a fábrica para a Eslováquia, ou para a Roménia, ou para a Hungria?...
Nessa eventualidade, que oxalá se não concretize, não são só 250, não, serão todos os outros que lá trabalham e o país que pagarão toda uma factura bem pesada. E se calhar, se houvesse outro tino, não havia necessidade...